O ensino de geografia e o livro didático em escolas públicas no município de Caicó/RN
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.261057Mots-clés :
Docência e Pesquisa, Ensino de Geografia, Livro Didático, Práticas PedagógicasRésumé
Este artigo foi desenvolvido a partir das discussões geradas pela disciplina de Ensino de Geografia I, ministrada no semestre 2022.1 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Caicó/RN. Tem por objetivo analisar as práticas docentes de Geografia no Ensino Fundamental I em escolas do município de Caicó/RN, e como a ocorre o processo de escolha dos livros didáticos, com intuito de verificar os critérios utilizados pelos professores e/ou diretores. A pesquisa foi desenvolvida a partir da visita de campo a duas escolas – X e Y – em bairros distintos. A partir da apuração de formulário disponibilizado no Google Forms composto por oito (8) questões discursivas, que apontam para o objetivo do artigo. Além disso, na realização da pesquisa bibliográfica utilizamos documentos escolares como: as contribuições da Base Nacional Comum Curricular (2018), Cavalcanti (2012), Cruz (2007), Franco (2016) e Goulart (2012). Por fim, constatou-se que os docentes das escolas estudadas utilizam práticas pedagógicas diversas, bem como recursos didáticos variados. Entretanto, há um desconhecimento significativo dos critérios utilizados para escolha dos livros didáticos, que, hipoteticamente, é suprida pela utilização de práticas inovadoras.
Références
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100.
BANDEIRA, Andreia; STRANGE, Carlos Eduardo B.; SANTOS, Júlio Murilo T. Uma proposta de critérios para análise de livros didáticos de ciências naturais na educação básica. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, 3, 2012, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: UTFPR, 2012. 10p.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CAVALCANTI, L.S. Geografia escolar: reflexões sobre conhecimentos articulados na teoria e na prática docentes. In: XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - ENDIPE, UNICAMP, Campinas, 2012.
CRUZ, Giseli Barreto da. A prática docente no contexto da sala de aula frente às reformas curriculares. Educar em Revista [online]. 2007, n. 29, pp. 191-205. Disponível em: http://doi.org/10.1590/S0104-40602007000100013. Acesso em: 11 JUL. 2022.
FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos [online]. 2016, v. 97, n. 247. pp. 534-551. Disponível em: http://doi.org/10.1590/S2176-6681/288236353. Acesso em: 6 JUL. 2022.
FONSECA, G.; CALDEIRA, A. M. A. Uma reflexão sobre o ensino aprendizagem de ecologia em aulas práticas e a construção de sociedades sustentáveis. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 3, p.70-92, set./dez. 2008.
GOULART, L. B. O que afinal um professor dos anos iniciais precisa saber para ensinar geografia? Percursos, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 8-19, jul./dez. 2012.
PELUSO, Marília Luíza. O processo de avaliação do livro didático de Geografia, uma aposta no futuro. In. SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. (org.). Livros didáticos de História e Geografia Avaliação e Pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.
Rede Brasil Atual (RBA) [On-line]. Governo Bolsonaro corta recursos da educação básica. 2019. Disponível em: http://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2019/07/governo-bolsonaro-corta-recursos-da-educacao-basica/. Acesso em: 18 jul. 2022.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Leyvison Gabriel Dantas da Silva, Amanda Marilia Soares Souza, Djanní Martinho dos Santos Sobrinho 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.