Gamificação: proposta inovadora para a prática da educação ambiental crítica
DOI :
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.265975Mots-clés :
gamificação, educação ambiental, metodologias ativasRésumé
O objetivo do artigo é analisar a contribuição da gamificação no processo de formação crítica na educação ambiental e no ensino de geografia, enfatizando como ela pode promover uma aprendizagem significativa e transformadora. A eficácia da gamificação na educação geográfica e ambiental depende de uma conexão óbvia com os contextos dos alunos e de um compromisso com a transformação social e ambiental. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico e a adaptação de jogos de tabuleiros e online no contexto do espaço experimentado pelos discentes. Como resultado notou-se que ao envolver os estudantes na criação de jogos e na escolha de recursos que refletem seus próprios desafios, os educadores têm a oportunidade de criar atitudes e comportamentos mais positivos em relação ao meio ambiente, resultando em mudanças significativas e de cunho efetivo com o público envolvido.
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