Gamificação: proposta inovadora para a prática da educação ambiental crítica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.265975

Mots-clés :

gamificação, educação ambiental, metodologias ativas

Résumé

O objetivo do artigo é analisar a contribuição da gamificação no processo de formação crítica na educação ambiental e no ensino de geografia, enfatizando como ela pode promover uma aprendizagem significativa e transformadora. A eficácia da gamificação na educação geográfica e ambiental depende de uma conexão óbvia com os contextos dos alunos e de um compromisso com a transformação social e ambiental. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico e a adaptação de jogos de tabuleiros e online no contexto do espaço experimentado pelos discentes. Como resultado notou-se que ao envolver os estudantes na criação de jogos e na escolha de recursos que refletem seus próprios desafios, os educadores têm a oportunidade de criar atitudes e comportamentos mais positivos em relação ao meio ambiente, resultando em mudanças significativas e de cunho efetivo com o público envolvido.

Bibliographies de l'auteur-e

Felipe Alan Souza, Universidade Federal do Pará

Doutor em Geografia (PPGEO/UFPA), participante do Laboratório de Estudo e Pesquisa GMAPA. Professor de Educação Básica do Estado de Sergipe

Alan Nunes Araújo, Universidade Federal do Pará

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Pará –PPGEO/UFPA. Professor da Faculdade de Geografia e Cartografia da Universidade Federal do Pará. Líder do grupo de Pesquisa GMAPA/ UFPA

Références

ASSUNÇÃO, B. G; SILVA, J. T da. Metodologias ativas: uma reflexão sobre a aprendizagem na atualidade. Conedu - VII Congresso Nacional de Educação, 2020.

BENDER, Willian N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é Base. Brasília: MEC, 2018.

BUENO, M. A. A importância do Estudo do Meio na prática de ensino em Geografia física. Boletim Goiano de Geografia, v. 29, n. 2, p. 185-198, jul./dez. 2009.

CÉSAR, M.; LUNA, I.; PERKIN, E. De tragédia a solução: a atualidade teórica e empírica dos recursos comuns no Brasil. Nova economia, v. 30, n. 1, p. 7-35, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/neco/a/YzDjDJ6NX55XbV93nFw3xqd/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 09 mar. 2024.

CONRADO. D. M. NUNES-NETO. Nei F. EL-HANI, Charbel N. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na Educação Científica como Estratégia para Formação do Cidadão Socioambientalmente. Responsável Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências 2014 Disponível em < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2161398/mod_resource/content/1/grupos%205%20e%206%20pbl.pdf>, acesso: 10 agos 2023

DE ANDRADE AMORIM, Cícero Romão; PORDEUS, Marcel Pereira. A participação da gestão escolar na motivação dos alunos da EJA através da pedagogia de projetos. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 5, p. 2277-2289, 2022.

DELLOS, R. Kahoot! A digital game resource for learning. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, v. 12, n. 4, p. 49-52, 2015.

FARIAS, Marcella Sarah Filgueiras de. Design Thinking para elaboração de um produto educacional: Roteiros de Aprendizagem - Estruturação e Orientações. 2019. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino Tecnológico) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM, Brasil. Manaus: IFAM, 2019.

FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Castro. Metodologias inovativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

HARDIN, G. The tragedy of the commons. Science, v. 162, p. 1243-1248, 1968.

LÉVINAS, E. Entre nós: Ensaios sobre a alteridade. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

LOPES, Inara Erice De Souza Alves Raulino et al.. Quiz em metodologias ativas: suporte no ensino aprendizagem. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48829. Acesso em: 27/07/2024

MACHADO, Valeriê Cardoso et al. O conceito de ambiente na visão de professores de geografia do ensino médio do Estado de Goiás. Disponível em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT4/tc4%20(71).pdf. Acesso em: 20 dez. 2016.

MELO, K. S.; OLIVEIRA, G. P. B. Adoção do app Kahoot para e na avaliação: uma experiência na formação inicial de professores. Democratizar, Petrópolis, v. XI, n. 1, p. 29-40, jan./jun. 2018.

MODESTO, Mônica Andrade; NEPOMUCENO, Aline Lima de Oliveira (org.). Educação Ambiental de base comunitária: princípios e práticas. Aracaju, SE: Criação, 2023. 72 p.

MORALES, Angélica Góis. A formação do profissional educador ambiental. Reflexões, possibilidades e constatações. Ponta Grossa, PR: UEPG, 2009.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 2-25.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Tradução: Elaine Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MOTA, A.; ROSA, C.W. da. Ensaio sobre metodologias ativas: reflexões e propostas. Revista Espaço Pedagógico, v. 25, n. 2, p. 261-276, 28 mai. 2018.

OLIVEIRA, D. A. Aprendizagem baseada em problemas: uma estratégia para trabalhar educação ambiental com estudantes do município de Bonito/PE. 2021. TCC (Graduação em Química) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. 64 f. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43258/1/OLIVEIRA%2c%20Djalma%20Alves%20de.pdf. Acesso em: 14 ago. 2022.

RAMOS, M. C.; CARDOSO, K. T de S. N.; CARVALHO, M da S. Uso da ferramenta digital kahoot como estratégia para avaliação no ensino superior. CIET:EnPED, 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1547. Acesso em: 21 mar. 2024.

ROSA, D. C. da; KONRAD, O.; REHFELDT, M. J. H. A Educação Ambiental e a gestão escolar na percepção de diretores de escolas estaduais da 3ªCRE/RS. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [s.l.], v. 12, n. 2, p. 331-354, 2017. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2251. Acesso em: 10 fev. 2024.

SANCHES, D. A. da S.; BENTO, L. R. da S.; DE CARVALHO, L. A. O uso da aprendizagem baseada em problemas no ensino de educação ambiental no ensino médio: uma revisão sistemática de literatura. Contribuciones a las Ciencias Sociales, [s.l.], v. 17, n. 1, p. 1209-1225, 2024. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/3461. Acesso em: 25 fev. 2024.

SILVA, J. T. da; MOURA, D. B de. Metodologias ativas na aprendizagem: um desafio para o professor do século XXI. In: KOACHHANN, Andréa (org.). Formação docente e trabalho pedagógico: diálogos fecundos. Goiânia - GO: Scotti, 2020. p. 193-209.

SILVA, M. C. P. Uso do kahoot como ferramenta de avaliação e ensino-aprendizagem no ensino da membrana plasmática. Revista Eletrônica Estácio Saúde, v. 7, n. 2, p. 6-9, 2018.

SILVA, S. G. B. do N.; SANTOS, A. A. da S.; FILHO, R. L. de M.; GOMES, D. D. M.;

PEREIRA, I. M. C. O ensino de geografia aliado à tecnologia: a utilização do kahoot como forma de dinamizar as aulas de geografia. Cadernos de Ensino, Ciências & Tecnologia, [s.l.], v. 1, n. 2, p. 68-77, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/2010. Acesso em: 22 mar. 2024.

SOARES PEREIRA, R. C.; GOUVEIA, L. B.; DINIS, M. A. P. A Educação Ambiental por meio do uso das metodologias ativas: um estudo de caso na cidade de Cabo Frio (RJ). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [s.l.], v. 17, n. 2, p. 153-168, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12922. Acesso em: 4 mar. 2024.

VALENTE, J. A. Aprendizagem ativa no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida. Notícias, Brusque, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/GLd4P7sVN8McLBcbdQVyZyG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 mar. 2024.

ZHAO, F. Using Quizizz to Integrate Fun Multiplayer Activity in the Accounting Classroom. International Journal of Higher Education, v. 8, n. 1, p. 37-43, 2019.

Publié-e

2025-06-10

Comment citer

Felipe Alan Souza, & Araújo, A. N. (2025). Gamificação: proposta inovadora para a prática da educação ambiental crítica. Revista Ensino De Geografia (Recife), 8(1), 60–82. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2025.265975