Implicações do trabalho com imagens no desenvolvimento de aprendizagens mais experienciais: uma vivência com discentes colegiais no estágio supervisionado em geografia

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.262662

Parole chiave:

aprendizagens mais experiências, estágio supervisionado em geografia, trabalho com imagens

Abstract

Intencionados com esse relato de experiências compreender as repercussões do trabalho com imagens na produção de aprendizagens mais experienciais de discentes de um colégio público, em Vitória da Conquista-BA. Para tanto, se teve como participantes desse estudo 33 discentes do 2º ano do Ensino Médio regular e integral do Colégio Estadual Dom Climério Almeida de Andrade (CEDOCA). O relato apoiou-se nas abordagens qualitativas, tendo como Método o Fenomenológico Empírico (MFE). A  perspectiva de análise adotada foi a fenomenológica. Os principais conceitos problematizados no relato foram os de imagem e ensino-aprendizagem da Geografia. Como fechamento, acreditamos que o trabalho com imagens possibilita construções mais dinâmicas, atrativas e relacionadas com o mundo-da-vida dos/as discentes. As imagens em seus potenciais de abertura possibilitam que as pessoas ao descrevê-las possam problematizar seus conteúdos em diálogos com as suas vivências, o que proporciona que as aprendizagens produzidas se tencionem cada vez mais em formas experienciais.

Biografie autore

Thaís dos Santos Neves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Bolsista do grupo Educação Geográfica e Psicossocial das Imagens Contemporâneas (EduGeoPsIC).

Patricia Jesus dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Integrante do grupo de Estudos e Pesquisa (GeoPesquisar).

Willian Falcão Lopes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor e Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Professor Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Líder do grupo Educação Geográfica e Psicossocial das imagens contemporâneas (EduGeoPsIC).

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Pubblicato

2024-06-18

Come citare

Neves, T. dos S., Santos, P. J. dos, & Lopes, W. F. (2024). Implicações do trabalho com imagens no desenvolvimento de aprendizagens mais experienciais: uma vivência com discentes colegiais no estágio supervisionado em geografia. Revista Ensino De Geografia (Recife), 7(1), 90–103. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.262662