CHAMADA DOSSIÊ: HISTÓRIA EM QUADRINHOS, NARRATIVAS FANTÁSTICAS E CULTURA DIGITAL
CHAMADA DOSSIÊ: HISTÓRIA EM QUADRINHOS, NARRATIVAS FANTÁSTICAS E CULTURA DIGITAL
A Revista Cartema (ISSN: 2763-8693) do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) convida pesquisadores nacionais e internacionais para participar enviando suas contribuições para o DOSSIÊ: HISTÓRIA EM QUADRINHOS, NARRATIVAS FANTÁSTICAS E CULTURA DIGITAL, que será publicado em 2026. Será organizado pelo Dr. Wilson Chiarelli e Dr. Alberto Ricardo Pessoa com as editoras Dra Luciana Borre e Maria Emília Sardelich.
Cartema publica artigos, ensaios visuais e exposições artísticas comentadas. As/os interessadas/os deverão submeter seus trabalhos na plataforma da Revista Cartema até o dia 15 de dezembro de 2025, conforme as Diretrizes para Autores, disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/CARTEMA/about/submissions
SOBRE O DOSSIÊ: HISTÓRIA EM QUADRINHOS, NARRATIVAS FANTÁSTICAS E CULTURA DIGITAL
As histórias em quadrinhos têm se consolidado como uma forma artística de destaque nas Artes Visuais, combinando a expressão gráfica com narrativas visuais complexas que dialogam com diversas outras formas de comunicação, como cinema, design, fotografia, e novas mídias digitais. Considerada uma arte
versátil, a HQ ocupa uma posição central na cultura contemporânea, seja em sua vertente comercial, seja em suas versões independentes, e se apresenta como um produto cultural inserido no cotidiano de múltiplos públicos, em diferentes plataformas e suportes.
Sua transposição para outras linguagens e meios (como filmes, animações, videogames, exposições de arte, instalações e design gráfico) demonstra a versatilidade dessa arte sequencial. Além disso, as HQs são uma presença constante nas redes sociais, publicações digitais, colecionáveis, museus e eventos culturais, muitas vezes sendo levadas por autores independentes diretamente ao público. Esse fenômeno de difusão e consumo das histórias em
quadrinhos nas diversas mídias amplifica sua relevância no campo das Artes Visuais, gerando um rico campo de pesquisa que envolve estética, identidade, memória, e a cultura digital.
Serão aceitos artigos que discutam, entre outros temas: Processos criativos no desenvolvimento de quadrinhos, tanto de autores consagrados quanto de quadrinistas independentes. Estudos de caso de HQs comerciais e independentes, incluindo fanzines, webcomics, e produções de artistas independentes que exploram novas técnicas visuais. A relação das HQs com outras formas de arte visual, como a pintura, o design gráfico, a fotografia e o cinema. Experiências de mediação visual: como as HQs são apresentadas em
espaços expositores, museus e galerias, ou como se tornam parte de eventos artísticos e culturais. O uso das histórias em quadrinhos na cultura digital: plataformas online, redes sociais, documentários, filmes, séries e podcasts. Reflexões sobre memória e identidade através da arte sequencial, explorando como as narrativas visuais podem abordar questões sociais, culturais e históricas, refletindo e construindo representações de grupos e movimentos sociais.