Anúncios

  • CHAMADA DOSSIÊ: HISTÓRIA EM QUADRINHOS, NARRATIVAS FANTÁSTICAS E CULTURA DIGITAL

    02.07.2025

    CHAMADA DOSSIÊ: HISTÓRIA EM QUADRINHOS, NARRATIVAS FANTÁSTICAS E CULTURA DIGITAL

    A Revista Cartema (ISSN: 2763-8693) do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) convida pesquisadores nacionais e internacionais para participar enviando suas contribuições para o DOSSIÊ: HISTÓRIA EM QUADRINHOS, NARRATIVAS FANTÁSTICAS E CULTURA DIGITAL, que será publicado em 2026. Será organizado pelo Dr. Wilson Chiarelli e Dr. Alberto Ricardo Pessoa com as editoras Dra Luciana Borre e Maria Emília Sardelich.

    Cartema publica artigos, ensaios visuais e exposições artísticas comentadas. As/os interessadas/os deverão submeter seus trabalhos na plataforma da Revista Cartema até o dia 15 de dezembro de 2025, conforme as Diretrizes para Autores, disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/CARTEMA/about/submissions

    SOBRE O DOSSIÊ: HISTÓRIA EM QUADRINHOS, NARRATIVAS FANTÁSTICAS E CULTURA DIGITAL

    As histórias em quadrinhos têm se consolidado como uma forma artística de destaque nas Artes Visuais, combinando a expressão gráfica com narrativas visuais complexas que dialogam com diversas outras formas de comunicação, como cinema, design, fotografia, e novas mídias digitais. Considerada uma arte

    versátil, a HQ ocupa uma posição central na cultura contemporânea, seja em sua vertente comercial, seja em suas versões independentes, e se apresenta como um produto cultural inserido no cotidiano de múltiplos públicos, em diferentes plataformas e suportes.

    Sua transposição para outras linguagens e meios (como filmes, animações, videogames, exposições de arte, instalações e design gráfico) demonstra a versatilidade dessa arte sequencial. Além disso, as HQs são uma presença constante nas redes sociais, publicações digitais, colecionáveis, museus e eventos culturais, muitas vezes sendo levadas por autores independentes diretamente ao público. Esse fenômeno de difusão e consumo das histórias em

    quadrinhos nas diversas mídias amplifica sua relevância no campo das Artes Visuais, gerando um rico campo de pesquisa que envolve estética, identidade, memória, e a cultura digital.

    Serão aceitos artigos que discutam, entre outros temas: Processos criativos no desenvolvimento de quadrinhos, tanto de autores consagrados quanto de quadrinistas independentes. Estudos de caso de HQs comerciais e independentes, incluindo fanzines, webcomics, e produções de artistas independentes que exploram novas técnicas visuais. A relação das HQs com outras formas de arte visual, como a pintura, o design gráfico, a fotografia e o cinema. Experiências de mediação visual: como as HQs são apresentadas em

    espaços expositores, museus e galerias, ou como se tornam parte de eventos artísticos e culturais. O uso das histórias em quadrinhos na cultura digital: plataformas online, redes sociais, documentários, filmes, séries e podcasts. Reflexões sobre memória e identidade através da arte sequencial, explorando como as narrativas visuais podem abordar questões sociais, culturais e históricas, refletindo e construindo representações de grupos e movimentos sociais.

    Saiba mais sobre CHAMADA DOSSIÊ: HISTÓRIA EM QUADRINHOS, NARRATIVAS FANTÁSTICAS E CULTURA DIGITAL
  • CHAMADA DOSSIÊ: PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS COTIDIANOS

    04.06.2025

    CHAMADA DOSSIÊ: PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS COTIDIANOS

    A Revista Cartema (ISSN: 2763-8693) do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) convida pesquisadores nacionais e internacionais para participar enviando suas contribuições para o DOSSIÊ: PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS COTIDIANOS, que será publicado em 2026. Será organizado pela Dra. Isabel Almeida Carneiro (UERJ), Dr. Victor Junger (UERJ) e Dra. Jacqueline Siano (UERJ) com as editoras Dra Luciana Borre (UFPE) e Maria Emília Sardelich (UFPB). 

    Cartema publica artigos, ensaios visuais e exposições artísticas comentadas. As/os interessadas/os deverão submeter seus trabalhos na plataforma da Revista Cartema até o dia 15 de outubro de 2025, conforme as Diretrizes para Autores, disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/CARTEMA/about/submissions

    SOBRE O DOSSIÊ: PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS COTIDIANOS

    O dossiê temático tem por objetivo abrigar pesquisas voltadas a procedimentos artísticos cotidianos com processos educacionais e criativos nas artes visuais, considerando os cruzamentos que, de forma comum e resistente, ocorrem entre eles em diferentes territórios de investigação. Nesse sentido, o seu intuito é reunir pesquisas em processos artísticos elaborados junto às práticas cotidianas que, pela relevância da/na formação, com ênfase na produção de imagens e/ou formas de visualidade, sejam capazes de desenvolver os aspectos artísticos-pedagógicos dos procedimentos abordados.

    Defendemos que os procedimentos cotidianos, suas possibilidades e trânsitos pedagógicos, contribuem para diferentes entendimentos sobre as formas artísticas que, principalmente, se dão no compartilhamento dos sentidos, esse, sim, território crucial e inegociável da educação.  Sabemos que em qualquer ordem os fazeres não se reduzem à pragmática das rotinas e à estereotipização do ordinário, sendo, por isso, marcados pelos prazeres e pelas fruições que, contrários à sua recusa, expressam o lado amorfo e extraordinário do cotidiano. Pertence ao próprio cotidiano a insignificância impertinente e rebelde dos gestos responsáveis por afastar o tédio das suas atribuições. É parte do cotidiano o desejo inescapável de contrariar os rudimentos desinteressantes das rotinas. 

    “o cotidiano é cheio de contradições e ambiguidades, pois traz em si o gesto trivial e insignificante e o despertar do interesse pelos estudos mais avançados das ciências sociais, da política e das artes. É no gesto cotidiano que reside a mais simplória e honesta manifestação de todos e de qualquer um. O cotidiano é arredio. É aquilo que escapa ao controle mais rigoroso dos sentidos e das subjetividades. É o desimportante e sem-sentido para os grandes atos do mundo e das palavras de ordem, pois o comezinho não dignifica as grandes figuras de poder, não nomeia nada. e é justo aí, que o cotidiano escapa: Ele pertence à insignificância, e o insignificante é sem verdade, sem realidade, sem segredo, mas é talvez também o lugar de toda significação possível."  (p.237)”.

    O esforço constante e resistente em se comprometer com a diferença de cada dia está longe de corresponder a uma lógica estranha e alheada dos hábitos. Ocorre a tal esforço confundir-se com os impulsos de uma renovação diária cujo desdobramento das imagens e das palavras torna a repercutir tal diferença. É nisso que reside seu estranhamento e sua singularidade. As práticas artísticas tentam “esboçar uma teoria das práticas cotidianas para extrair do seu ruído as maneiras de fazer” (CERTEAU, 2000, p.17), sendo o cotidiano fundamental para a emergência dos processos artísticos e educativos em artes. As práticas artísticas tentam integrar uma constelação de procedimentos cotidianos resultando em processos artísticos fragmentários.
    Dessa maneira, esperamos promover com o Dossiê a reunião de procedimentos artísticos tão diversos e em território tão dispersivo quanto o são os cotidianos urbanos e domésticos da cidade. 

    Bibliografia:

    BLANCHOT, Maurice. A fala cotidiano. In: A conversa infinita: a experiência limite 2. São Paulo: Escuta, 2007, pp. 235-246.
    CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Petrópolis: Vozes, 2000.
    HUCHET, Stéphane. A Sociedade do Artista: ativismo, morte e memória da arte. São Paulo: Editora 34, 2023.

    Saiba mais sobre CHAMADA DOSSIÊ: PROCEDIMENTOS ARTÍSTICOS COTIDIANOS
  • REVISTA CARTEMA tem o DOI mais popular da UFPE em janeiro de 2025

    20.02.2025

    REVISTA CARTEMA tem o DOI mais popular da UFPE em janeiro de 2025
    REVISTA CARTEMA tiene el DOI más popular en la UFPE en enero de 2025

    Segundo relatório da Crossref que quantifica o acesso aos DOIs (Identificador de Objeto Digital) na UFPE, a publicação mais popular do mês de janeiro de 2025 foi publicada pela REVISTA CARTEMA. Trata-se do artigo: Uma viagem pela prática videoartística no contexto espanhol atual: o projeto de pesquisa ARES-EshID, de José Luis Panea e Ruth Sanjuán Villa.

    A cada ano a Revista Cartema fortalece as suas ações editoriais, sendo recurso que registra e instrumentaliza diversas pesquisas no campo das Artes Visuais.

    Texto: Uma viagem pela prática videoartística no contexto espanhol atual: o projeto de pesquisa ARES-EshID
    Autoria: @ruth.sanjuan_rsv e @joseluispanea
    Editoras: @lucianaborre_@mariaelich e Maria Betania e Silva

    Texto publicado na Cartema 11
    Link: https://doi.org/10.51359/2763-8693.2023.252917

    Según un informe de Crossref que cuantifica el acceso a los DOI (Identificador de objetos digitales) en la UFPE, la publicación más popular en enero de 2025 fue la de REVISTA CARTEMA. Este artículo es: Un recorrido por la práctica videoartística en el contexto español actual: el proyecto de investigación ARES-EshID, de José Luis Panea y Ruth Sanjuán Villa.

    Cada año, Revista Cartema fortalece su actividad editorial, siendo un recurso que registra e implementa diversas investigaciones en el área de las Artes Visuales.

    Texto publicado en Cartema 11.
    Link: https://doi.org/10.51359/2763-8693.2023.252917

    Saiba mais sobre REVISTA CARTEMA tem o DOI mais popular da UFPE em janeiro de 2025
  • Graduação em Artes Visuais abre disciplina de Desenho do corpo humano em parceria com a Revista Cartema e Grupo Risco Experimental

    08.11.2024

    Os cursos de graduação em Artes Visuais da UFPE estão ofertando uma disciplina que versa sobre o desenho do corpo humano em parceria com a Cartema: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE-UFPB e com o Grupo Risco Experimental. Os encontros acontecerão presencialmente nas quartas-feiras, 18h às 21h, no MAMAM (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães/Recife). Ainda há vagas e os estudantes de qualquer curso poderão fazer a matrícula no período de modificação, componente AR660 (Laboratório de Poéticas do Corpo). Demais interessados poderão participar gratuitamente.

    A iniciativa também contará com Rodas de Conversa Virtuais, coordenado pelos organizadores do dossiê "Do desenho e suas imparidades”, número 14, da Revista Cartema. O seminário acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2024, das 9h às 11h, com transmissão pelo youtube.

    Responsáveis:
    Luciana Borre (Departamento de Artes/UFPE e editora da Revista Cartema)
    Bruna Rafaella Ferrer (Gestora do Grupo Risco Experimental)
    Edson Macalini, Anna Moraes e Camila Moreira (Professores convidados e Organizadores das Rodas de Conversa)

    Saiba mais:
    O Risco! é um grupo de estudos aberto e independente voltado para a prática criativa com modelo vivo. Formado em 2013 por diversos agentes culturais (principalmente desenhistas e artistas do corpo), seu objetivo é estimular, fazer e pensar o registro criativo da figura humana e a performance em suas possibilidades enquanto dispositivo de criação na contemporaneidade.
    https://www.instagram.com/riscoexperimental/


    A Cartema é uma publicação semestral vinculada ao Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPB/UFPE. Publica artigos, ensaios visuais e exposições artísticas comentadas em português, espanhol e inglês. Mantém fluxo contínuo de recebimento dos trabalhos inéditos que serão avaliados em sistema duplo cego, além de chamadas específicas para dossiês temáticos. Em 2024 publicou o dossiê "Do desenho e suas imparidades”.
    https://www.instagram.com/revistacartema/

    Saiba mais sobre Graduação em Artes Visuais abre disciplina de Desenho do corpo humano em parceria com a Revista Cartema e Grupo Risco Experimental
  • CARTEMA - Chamada pública de artigos, ensaios visuais e exposições comentadas em fluxo contínuo

    07.11.2024

    CARTEMA - Chamada pública de artigos, ensaios visuais e exposições comentadas em fluxo contínuo
    CARTEMA - Convocatoria pública de artículos, ensayos visuales y exposiciones comentadas en flujo continuo

    A Revista Cartema (ISSN: 2763-8693) do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes
    Visuais (PPGAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) convida pesquisadores nacionais e internacionais para participar enviando suas contribuições para o seu nº 16, que será publicado em fluxo contínuo, em 2025. Cartema publica artigos, ensaios visuais e exposições artísticas comentadas. As submissões devem ser realizadas por meio do site da revista.

    La Revista Cartema (ISSN: 2763-8693) del Programa Asociado de Posgrado en Artes Visuales (PPGAV) de la Universidad Federal de Pernambuco (UFPE) y la Universidad Federal de Paraíba (UFPB) invita a investigadores nacionales e internacionales a participar enviando sus contribuciones para su nº 16, que se publicará en flujo continuo en 2025. Cartema publica artículos, ensayos visuales y exposiciones artísticas comentadas. Las presentaciones deben realizarse a través del sitio web de la revista.

    https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/CARTEMA/
    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
    A Cartema não cobra taxas de qualquer natureza.
    Cartema no cobra tarifas de ningún tipo.

    Saiba mais sobre CARTEMA - Chamada pública de artigos, ensaios visuais e exposições comentadas em fluxo contínuo
  • Revista Cartema 14 no ar!

    21.10.2024

    Edição da Revista Cartema no ar!

    A Edição 14 da Revista Cartema intitulada Dossiê: Do Desenho e Suas Imparidades já está disponível! Explore uma gama de trabalhos que envolvem fundamentos teóricos, históricos, metodológicos e artísticos dos processos em Artes Visuais e Desenho.

    Confira a edição 14 da Revista Cartema neste link:

    https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/CARTEMA/issue/view/3684

    Editorial:
    Anna Moraes, Camila Moreira, Edson Macalini

    Artigos:
    Aylana Teixeira Pimentel Canto
    Cláudia Maria França da Silva
    Glayson Arcanjo de Sampaio
    Isabella Maria Píccolo Estevão
    Kelly Christina Mendes Arantes
    Marcillene Ladeira
    Márcio André Diegues
    Paula Murari
    Thiago Alcântara

    Ensaio Visual
    Luanda de Oliveira Rainho Ribeiro

    Imagem da capa:
    Pele, série Formas do azul, 2023. Lápis de cor sobre papel. 13,5 x 11 cm. Autora: Luanda de Oliveira

    Saiba mais sobre Revista Cartema 14 no ar!
  • Revista Cartema 13 no ar!

    16.07.2024

    Edição da Revista Cartema no ar!

    Temos o prazer de anunciar que a Edição 13 da Revista Cartema já está disponível! Explore uma gama de trabalhos que envolvem fundamentos teóricos, históricos, metodológicos e artísticos dos processos em Artes Visuais como:

    • Artigos  
    • Exposições Comentadas  
    • Ensaios Visuais 

    Confira a edição 13 da Revista Cartema nestes links:

    https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/CARTEMA/issue/view/3656

    https://www.instagram.com/p/C9fOfKQJo5h/

    Organização:
    Luciana Borre
    Maria Emilia Sardelich
    Maria Betânia e Silva
    ⠀⠀⠀⠀⠀
    Artigos:
    Alberlene Baracho
    Debora Teixeira dos Anjos Silva, Daniela Bracchi
    Eduardo Gomes de Lucena
    Joseane Padilha Goncalves
    Mariana Faria de Medeiros Lemos
    Ricard Huerta
    Sandra Emilia Costa
    Thadeu C Santos
    ⠀⠀
    Ensaio visual:
    Tiago Nunes Soares
    ⠀⠀⠀
    Exposições artísticas comentadas:
    Conceição Myllena Fernandes Rolim
    Walter Arcela
    ⠀⠀⠀⠀
    Imagem da capa:
    Mercado Jaguaribe. Acrílica e PVA sobre madeira, Guto Oca, 2024

    Saiba mais sobre Revista Cartema 13 no ar!
  • CARTEMA - Dossiê: "Imagem em movimento, cinema expandido, filmes de artista". Submissões até 15/10

    19.04.2024

    O dossiê "Imagem em movimento, cinema expandido, filmes de artista" foi reaberto e o prazo de submissão é até o dia 15 de outubro de 2024. Textos já submetidos não precisam ser enviados novamente.

    Para este dossiê, os organizadores aceitam propostas que abordem formas diversas de dissidência da forma hegemônica da imagem em movimento: cinema de atrações, filmes experimentais, cinema expandido, experimentos com o tableau vivant, etc. Os artigos poderão abordar obras específicas ou constelação de obras, quer sejam contemporâneas, quer de outros momentos históricos. Quer sejam trabalhos brasileiros, quer obras de outros países. Também serão aceitas traduções de artigos e textos críticos importantes sobre cinema experimental.

    As/os interessadas/os deverão submeter seus trabalhos na plataforma da Revista Cartema, conforme as Diretrizes para Autores, disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/CARTEMA/about/submissions

    Organizadores:
    André Antônio (UFPE)
    Hermano Callou (UFRJ)

    15-out-720.png

    Saiba mais sobre CARTEMA - Dossiê: "Imagem em movimento, cinema expandido, filmes de artista". Submissões até 15/10