Freire’s contribution to anengagement education
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.252824Keywords:
Paulo Freire, Education, Engagement, Human reality, TransformationAbstract
This article deals with the contribution found in the thought of Paulo Freire to think about and reference an engagement education. It understands and highlights the main concepts of Freire's production and establishes that there is a confluence of his thought with the possibility of educating for engagement, since his conceptual production was forged in the concrete situation of the world as a political and historical event and sought to give rise to freedom through of overcoming the oppressed-oppressor relational condition.
References
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. 7ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ARENDT, Hannah. Entre o Passado e o Futuro. Trad. Mauro W. Barsosa. 6ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O educador: vida e morte. 12ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1982.
DANTO, Arthur C. As idéias de Sartre. Trad. de James Amado. São Paulo: Editora Cultrix, 1975.
DENIS, Benoit. Literatura e Engajamento de Pascal a Sartre.Trad. Luiz Dagobert e Aguirra Roncari. Bauru, SP: EDUSC, 2002.
FREIRE, Paulo. Conscientização. Trad. de Tiago José Rise Leme. São Paulo: Cortez, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 47ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 34 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011a.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 14 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011b.
LIMA, Walter Matias de. Lições sobre Sartre. Maceió: EDUFAL, 2009.
LIMA, Walter Matias de. Jean-Paul Sartre: educação e razão dialética. Maceió: EDUFAL, 2004.
LUIJPEN, Wilheumus Antonius Maria. Introdução à Fenomenologia Existencial. Trad. Carlos Lopes Mattos. São Paulo: EPU, Ed. Universidade de São Paulo, 1973.
MÉSZÁROS, István. A obra de Sartre: busca da liberdade e desafio da história. Trad. Rogério Bettoni. São Paulo: Boitempo editorial, 2012.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Trad. Mário Ferreira dos Santos. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
SARTRE, Jean-Paul. Situações I. Trad. Cristina Prado. São Paulo: Cosac Naif, 2005.
SLOTERDIJK, Peter. Regras para o parque humano: uma resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo. Trad. José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 José Alan da Silva PEREIRA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommons Atribuição 4.0
Internacional (texto da Licença:https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/)que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).