A Contribuição de Freire para uma Educação de engajamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.252824

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação, Engajamento, Realidade humana, Transformação

Resumo

O presente artigo trata da contribuição encontrada no pensamento de Paulo Freire para se pensar e referenciar uma educação de engajamento. Entende e realça os principais conceitos da produção freireana e estabelece que existe uma confluência do seu pensamento com a possibilidade de educar para o engajamento visto que sua produção conceitual foi forjada na situação concreta do mundo como acontecimento político e histórico e buscou ensejar a liberdade por meio da superação da condição relacional oprimido-opressor.

Biografia do Autor

José Alan da Silva Pereira, UFPE

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em filosofia pela (UFPE). Professor na educação básica pela Secretaria de Educação do Município de Caruaru.

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Publicado

2021-12-23