O legado Freireano e a educação do campo na Amazônia Paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.251594

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre a relevância e atualidade do legado de Paulo Freire, especialmente nesse período do centenário de seu nascimento e destaca suas contribuições para o fortalecimento do protagonismo do Movimento da Educação do Campo no Brasil e na Amazônia Paraense. Em termos metodológicos, utilizamos o levantamento bibliográfico e documental, que permitiu explicitar algumas estratégias do Movimento da Educação do Campo de resistência e de re- existência ao padrão de poder hegemônico existente, focando o combate ao fechamento de escolas e as demandas por Ensino Médio presencial nos territórios dos povos do campo, indígenas e quilombolas, materializadas na experiência do Fórum Paraense de Educação do Campo.

Biografia do Autor

Salomão Antonio Mufarrej Hage, UFPA

Doutorado Sanduíche pela Universidade de Wisconsin-Madison e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Instituto de Ciências da Educação da (UFPA).

Dorilene Pantoja Melo, UFPA

Doutoranda em Educação pela (UFPA). Professora de Educação de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Educação- SEMEC.

Francy Taissa Nunes Barbosa, UFPA

Doutorando em Educação (UFPA). Professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município de Belém/PA.

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Publicado

2021-08-27