Metodologias ativas e o Ensino de Ciências Biológicas na educação básica: um mapeamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2021.252826

Palavras-chave:

Biologia, Pesquisa bibliográfica, Metodologias ativas

Resumo

Esse trabalho tem por objetivo mapear e analisar publicações acadêmicas a respeito de como as metodologias ativas têm sido utilizadas por professores no Brasil para o ensino de Ciências e Biologia na educação básica. Para tal, foi realizado um estudo, de caráter qualitativo bibliográfico, do tipo mapeamento, que buscou trabalhos no período de 2015 a 2020 que tratavam da temática em questão. Após os procedimentos metodológicos indicados para a realização da pesquisa, chegou-se a um total de nove trabalhos que atenderam aos critérios da pesquisa. Destacou-se como uma tendência da utilização das metodologias ativas na sala de aula, o contexto do Ensino Médio com a temática ecologia, se destacando também o Ensino Híbrido e a Aprendizagem Baseada em Problemas. Assim, ao conhecer esses trabalhos, pode-se planejar e repensar a atuação docente na área com vistas a qualificar a aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

Carla Carvalho de Aguiar, IFMG

Doutora em Biologia Celular e Molecular (UFGRS). Discente do curso de especialização em Docência do (IFMG).

Maria Beatriz da Silva Rocha, IFMG

Graduada em Ciências Biológicas (UENP). Discente do curso de especialização em Docência do (IFMG).

Gabriel de Oliveira Soares, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (UFN). Orientador do curso de especialização em Docência do (IFMG)

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Publicado

2021-12-23