O parâmetro da integração e suas interferências na formação integral de alunos com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-7668.2025.265534

Palavras-chave:

inclusão, integração, aluno com deficiência

Resumo

Atualmente ocorre um grande dilema referente a Integração e Inclusão, já que há uma discussão muito veemente sobre o parâmetro da Inclusão, mas na prática é vivenciada a Integração. Mediante este fato, o objetivo geral deste trabalho buscou analisar o parâmetro da Integração e sua limitação na formação integral dos alunos com deficiência. Como objetivos específicos, centrou-se em identificar aspectos da Integração no Sistema Educacional e discutir sobre o quão limitador são os aspectos da Integração para a formação integral dos alunos com deficiência. A pesquisa de campo ocorreu em duas Escolas Municipais, que possuíam alunos com deficiência, sendo observados alunos do Ensino Fundamental II. Ao refletir criticamente sobre os dados coletados, foi observado que de fato a Integração mostra-se como fator limitante, frente a integralidade das aprendizagens dos alunos com deficiência no ambiente regular de ensino, mostrando-se como segregadora e um impasse nos movimentos de Inclusão.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Galvão Leal Chaves, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste, na área de Psicologia da Educação, do Núcleo de Formação Docente.

Dandara Lorrayne do Nascimento, Instituto Federal de Minas Gerais

Professora EBTT efetiva de Matemática no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Bom Sucesso.

Anna Carolliny da Silva, Instituto Federal de Minas Gerais

Cursando Especialização em Docência com Ênfase em Educação Inclusiva pelo Instituto Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2025-06-27

Edição

Seção

Artigos em fluxo contínuo