Direitos ao território, direitos à vida e a questão agrária

Authors

  • Fabiano de Oliveira Bringel Universidade Estadual do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2020.245676

Keywords:

questão agrária, direito territorial

Abstract

O presente artigo é a transcrição da palestra proferida na mesa redonda de mesmo titulo no XXIV Encontro Nacional de Geografia Agrária realizado em Dourados, Mato Grosso do Sul em novembro de 2018.  O autor discorre sobre quatro tipos de experiências e aprendizados territoriais constituídos a partir da sociodiversidade no campo brasileiro e amazônico: territorialização dos assentamentos rurais, luta de reconhecimento do território quilombola, povos ribeirinhos e os assentamentos agroextrativistas e a auto determinação dos territórios Ka’apor.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fabiano de Oliveira Bringel, Universidade Estadual do Pará

Professor de Geografia da Universidade do Estado do Pará. Coordena o GPTECA/UEPA – Grupo de Pesquisa Territorialização Camponesa na Amazônia e o LEPEC/UFPE – Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço e Campesinato.

References

ACSELRAD, Henri. Apresentação. IN: ACSELRAD, H. Cartografia Social, Terra e Território. Rio de Janeiro: IPPUR/ UFRJ, 2013, 318p.

CRUZ, V. & OLIVEIRA, D. Geografia e Giro descolonial – experiências, ideias e horizontes da renovação do pensamento crítico. Rio de Janeiro: LetraCapital, 2017.

FRASER, Nancy. Igualdade, Identidade e Justiça Social. Le Monde Diplomatique, junho de 2012, p. 34-35.

JONG, Rudolf. A Concepção Libertária de Transformação Social. São Paulo: Faísca/ITHA, 2008.

Published

2020-04-30

How to Cite

Bringel, F. de O. (2020). Direitos ao território, direitos à vida e a questão agrária. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 1(1), 4–14. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2020.245676

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.