The use of post-colonial and decolonial theoretical references in papers at UFPE and UFRPE
DOI:
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.253976Keywords:
knowledge of Coloniality , Decolonial thought , Post-ColonialityAbstract
This paper aims to analyze the post-colonial and decolonial theoretical reference usages on final paper at two Higher Education Institutions of Pernambuco. The paper is spit in two analytical paths, being one dedicated to cover decolonial Latin American thought and the concept of coloniality of knowledge in the Modernity/ Coloniality researchers network perspective, the other way cares for integrative bibliography research about monograph paper work written on the undergraduate courses at Federal University of Pernambuco (UFPE) and Rural Federal University of Pernambuco (UFRPE) on the last 10 years, which were used by authors referred theoretically in Post-Coloniality and Decoloniality. The paper result is that even more the theme of the coloniality of knowledge is being developed (not just in academic spaces), whatmakes easier the decolonization of knowledge and the visibility of themes before not studied by University.
Downloads
References
ALCÂNTARA, Gabriela Cavalcanti de. (Orient. João Paulo Fernandes de Souza Allain Teixeira). Sobre corpos elimináveis: violência como controle social a partir da necropolítica. 2019. 45 f. TCC (graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Recife - CCJ - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife, 2019
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista brasileira de ciência política, n. 11, p. 89-117, 2013.
BARBOSA, Aldenira Lacerda da Silva. (Orient. Jean Paul de D’Antony Costa da Silva). Reflexões ideológicas coloniais e pós-coloniais em contraponto com o feminismo. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2018.
BHABHA, Homi K. The Location of Culture. London and New York: Routledge, 1994.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago & GROSFOGUEL Ramón. “Prólogo. Giro decolonial, teoría crítica y pensamiento heterárquico” In: Santiago Castro-Gómez y Ramón Grosfoguel (eds.), El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. pp. 9-23. Bogotá: Iesco-Pensar-Siglo del Hombre Editores. 2007.
CASTRO-GÓMEZ, Santiago. Cuerpos racializados. Para una genealogía de la colonialidad del poder en Colombia. Hilderman Cardona Rodas y Zandra Pedraza Gómez (comps.), Al otro lado del cuerpo. Estudios biopolíticos en América Latina, p. 79-95, 2014.
DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Soc. estado., Brasília , v. 31, n. 1, p. 51-73, Apr. 2016 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69922016000100051&lng=en&nrm=iso>. acessado em 11 Maio de 2021.
ERCOLE, Flávia Falci; MELO, Laís Samara de; ALCOFORADO, Carla Lúcia Goulart Constant. Revisão integrativa versus revisão sistemática. Revista Mineira de Enfermagem, v. 18, n. 1, p. 9-12, 2014.
ESCOBAR, Arturo. Mundos y conocimientos de outro modo. El programa de investigación de modernidad/colonialidad latinoamericano. Tabula rasa, n. 1, p. 51-86, 2003.
FONSECA, Gisely Capitulino da. (Orient. Gustavo Acioli). O eurocentrismo e os desafios à efetivação da Lei 10.639/03 no âmbito escolar. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
GROSFOGUEL, Ramón, “Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global”, in: Revista Crítica de Ciências Sociais, 80, 2008, p. 115-147.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro, DP&A Editora, 2000. Título original: The Question of Cultural Identity. 1992.
LIMA, Renata Feitosa de. (Orient. Kleyton Ricardo Wanderley Pereira). Templo de muitos deuses: estratégias de sobrevivência feminina ao colonialismo e patriarcado. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
MALDONADO-TORRES, Nelson. “Sobre la colonialidade do ser: contribuciones al desarrollo de un concepto”, en CASTRO-GÓMEZ, Santiago & GROSFOGUEL, Ramon (coords.) El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistêmica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos, Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.
MELLO, Gabriel Benício de. (Orient. Paulo Afonso Barbosa de Lima e Coorient. Maria Iraê de Souza Corrêa). Rumo à Ilha Esmeralda: a nova onda migratória do Brasil. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
MIGNOLO, Walter. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Clacso, p. 71-103, 2005.
MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 94, 2017.a
MIGNOLO, Walter. Desafios decoloniais hoje. Revista Epistemologias do Sul, v. 1, n. 1, p. 12-32, 2017.b
MIGNOLO, Walter. La idea de América Latina: la herida colonial y la opción decolonial. Gedisa Editorial SA, 2007.
OLIVEIRA, Irlani Ramos de. (Orient. Kleyton Ricardo Wanderley Pereira). Uma busca pela identidade em à sombra do Oká de Olinda Beja. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
OLIVEIRA, Jenner de Melo. (Orient. Francisco Ivo Dantas Cavalcanti). Análise comparada da tutela constitucional dos índios na Constituição Federal de 1988 e dos povos originários campesinos na Constituição boliviana de 2009. 2019. 52 f. TCC(graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Recife - CCJ - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife, 2019
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (comp.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e Ciências Sociais. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
QUIJANO, Aníbal; WALLERSTEIN, Immanuel. ‘Americanity as a ‘Concept, or the Americas in the Modern World. International social science journal, v. 44, n. 4, p. 549-557, 1992.
QUINTERO, Pablo; FIGUEIRA, Patrícia; ELIZALDE, Paz Concha. Uma breve história dos estudos decoloniais. MASP Aftrall. Amanda Carneiro (Org.). Tradução de Sérgio Molina e Rubia Goldoni. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, 2019.
SAID, Edward W. (2004;1978), Orientalismo, Lisboa: Livros Cotovia.
SAID, Edward W. Cultura e imperialismo; tradução Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
SILVA, Maria Eduarda da. Uma caravela aporta no canavial? O “novo” desenvolvimentismo na zona da mata norte de Pernambuco à luz das teorias decoloniais. (Orient. Maurício Sardá de Faria e Coorient. Júlia Figueredo Benzaquen). 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
SOUZA, Raylan Francescoli dos Santos. (Orient. Maria Lúcia Barbosa). A decolonialidade negra frente às crises das democracias na América Latina. 2019. 62 f. TCC(graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Recife - CCJ - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife, 2019.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. “Can the subaltern speaks?”, in P. Williams; Chrisman (orgs.) Colonial Discourse and Post-colonial theory: a reader. London: Longman; Pearson Education, 1993.
WALLERSTEIN, Immanuel et al. Para abrir as ciências sociais. Lisboa: Europa-América, 1996.
WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y pedagogía de-colonial: apuestas (des) de el in-surgir, re-existir y re-vivir. UMSA Revista (entre palabras), v. 3, n. 30, p. 1-29, 2009.
WALSH, Catherine. ¿Son posibles unas ciencias sociales/culturales otras? Reflexiones en torno a las epistemologías decoloniales. Nómadas (Col), n. 26, p. 102-113, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Thiago Pessoa de Melo, Júlia Figueredo Benzaquen

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.