O uso de referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais em Trabalhos de Conclusão de Curso da UFPE e da UFRPE
DOI :
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.253976Mots-clés :
Colonialidade do saber, Pensamento decolonial, Pós-colonialidade.Résumé
Este artigo teve como objetivo analisar o uso de referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais em trabalhos de conclusão de curso de duas Instituições de Ensino Superior (IESs) de Pernambuco. O trabalho dividi-se em dois eixos analíticos, sendo um dedicado a abordar o pensamento decolonial latino-americano e o conceito de “colonialidade do saber” na perspectiva da rede de pesquisadores modernidade/colonialidade e o outro dedicado a uma pesquisa bibliográfica integrativa que lidou com trabalhos de monografias produzidas nos cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) nos últimos dez anos, nas quais foram usadas pelos/as autores/as referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais. Conclui-se que cada vez mais a temática da colonialidade do saber vem sendo abordada (não apenas em espaços acadêmicos), o que facilita processos de descolonização do saber e a visibilização de temáticas antes não estudadas pela Universidade.Téléchargements
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© Thiago Pessoa de Melo, Júlia Figueredo Benzaquen 2022

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