O uso de referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais em Trabalhos de Conclusão de Curso da UFPE e da UFRPE

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.253976

Parole chiave:

Colonialidade do saber, Pensamento decolonial, Pós-colonialidade.

Abstract

Este artigo teve como objetivo analisar o uso de referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais em trabalhos de conclusão de curso de duas Instituições de Ensino Superior (IESs) de Pernambuco. O trabalho dividi-se em dois eixos analíticos, sendo um dedicado a abordar o pensamento decolonial latino-americano e o conceito de “colonialidade do saber” na perspectiva da rede de pesquisadores modernidade/colonialidade e o outro dedicado a uma pesquisa bibliográfica integrativa que lidou com trabalhos de monografias produzidas nos cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) nos últimos dez anos, nas quais foram usadas pelos/as autores/as referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais. Conclui-se que cada vez mais a temática da colonialidade do saber vem sendo abordada (não apenas em espaços acadêmicos), o que facilita processos de descolonização do saber e a visibilização de temáticas antes não estudadas pela Universidade.

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Biografie autore

Thiago Pessoa de Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Possui graduação no bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mesmo instituição na qual atual como TAE desde 2014 (atualmente exercendo suas atividades no PPGEC/Departamento de Educação). Dentro de sua formação acadêmica possui interesse nas áreas de Sociologia e Antropologia, onde vem participando de eventos presenciais e online.

Júlia Figueredo Benzaquen, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e doutorado em Pós-colonialismos e cidadania global pela Universidade de Coimbra (2012). Pós-doutora no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste em Caruaru da Universidade Federal de Pernambuco (2020). Como parte do pós-doutorado foi Pesquisadora Visitante da Universidade de Duke nos Estados Unidos. Desde agosto de 2013 é professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, cooperação, educação não-formal e socialização.

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Pubblicato

2022-09-06

Come citare

Melo, T. P. de, & Benzaquen, J. F. (2022). O uso de referenciais teóricos pós-coloniais e decoloniais em Trabalhos de Conclusão de Curso da UFPE e da UFRPE. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 3(2), 167–190. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.253976

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