As Narrativas dos escritores(as) indígenas
DOI :
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2021.252429Mots-clés :
Geografia , Literatura, Literatura Indígena , Escritura de Eliane Potiguara e Julie DorricoRésumé
A forma como os povos indígenas se comunica com a sociedade nacional ganha uma nova força – a escrita. No decorrer do tempo os povos indígenas utilizavam apenas a oralidade para transmitir suas culturas de geração em geração. A Literatura Indígena contribui para a autoafirmação das tradições e da cultura indígena, autoafirmação étnica de denúncia de diversos tipos de espoliações e de registro da cultura das mais diversas etnias. Nesse sentido, o foco que se apresenta nessa pesquisa é investigar as narrativas dos escritores (as) indígenas, sobretudo as obras de Eliane Potiguara e Julie Dorrico, mulheres de escrita potente e que representam a força da palavra escrita por mulheres indígenas, mulheres que são apagadas, exploradas e violentadas no contexto em que estão inseridas. Procura-se compreender como e se a atuação, por meio da produção literária, tem reverberado em conquistas políticas para a luta dos povos indígenas do Brasil. Esta pesquisa qualitativa foi desenvolvida com base na literatura revista acerca dos temas anunciados, leitura de obras de autores (as) mencionados (as), visita a sites, blogs e páginas que apresentam informações e dados sobre a temática. Além de participação em seminários, lives e leitura de entrevistas com os expoentes da Literatura indígena contemporânea.Téléchargements
Références
ALMEIDA, Maria Inês de. Desocidentada: experiência literária em terra indígena. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
CARVALHO, J.C.P. Etnocentrismo: inconsciente, imaginário e pre-conceito no universo das organizações educativas. Interface, v.1, n.1, p.181-186, 1997. Disponível em: <http://www.interface.org.br/revista1/debates2.pdf>. Acesso em: 17/08/2020.
CHAVEIRO, Eguimar. Felício. Dizibilidades literárias: a dramaticidade da existência nos espaços contemporâneos. Geograficidade, v. 5, n. 1, 2015.
COSTA. Heliene. Rosa. da. Identidades e Ancestralidades das Mulheres Indígenas na Poética de Eliane Potiguara. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, 2020.
DORRICO, Julie. Eu sou macuxi e outras histórias. Belo Horizonte: Caos e Letras, 2019.
FRANCA, Aline, Silveira, Naira Christofoletti, A representação descritiva e a produção literária indígena brasileira. Transinformação [enlinea] 2014, 26 (Abril-Sinmes): [Fecha de consulta: 17 de fevereiro de 2019] Disponivel em:<http://www.redalyc.org/articulo. Oa?Id=384334898007> ISSN 0103-3786
FRIEDMAN, Norman. O ponto de vista da ficção – o desenvolvimento de um conceito crítico. Revista USP, nº 53, São Paulo: Unesp, março/maio 2002. P. 166-182.
GRAÚNA, Maria das Graças Ferreira.Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, 2003.
JECUPÉ, KakaWerá. Oré Até roiru’ama - todas as vezes que dissemos adeus. São Paulo: Fundação Phytoervas, 2002.
JEKUPÉ, Olívio. Literatura escrita pelos povos indígenas. São Paulo: Scortecci, 2009.
LIMA, Sélvia Carneiro de. Escritores indígenas e produção literária no Brasil: sujeitos em movimento. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, 2016.
LIMA, Angelita Pereira de. Romancidade: sujeito e existência em leituras geográfico-literárias nos romances A centopeia de neon e Os cordeiros do abismo. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, 2013.
MUNDURUKU, Daniel. Histórias de índio. Companhias das Letrinhas, 1996.
MUNDURUKU, Daniel. Sabedoria das Águas. Global Editora, 2004.
POTIGUARA, Eliane. Metade cara, metade máscara. São Paulo: Global Editora, 2004.
POTIGUARA, Eliane. A cura da Terra. São Paulo: Editora do Brasil, 2015.
POTIGUARA, Eliane. A terra é a mãe do índio. Grupo Mulher-Educação Indígena, 1989.
POTIGUARA, Eliane. Akajutibiró: terra do índio potiguara. Rio de Janeiro: GRUMIN, 1994.
POTIGUARA, Eliane. Sol do Pensamento. Ebook, 2015.
POTIGUARA, Eliane. O coco que guardava a noite. Mundo Mirim, 2012.
POTIGUARA, Eliane. O Pássaro Encantado. Jujuba Editora, 2015.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Damiana Pereira de Sousa 2021

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.