El Brasil de los pocos propietarios de grandesextensiones de tierra: ¿una aproximación a la pedagogía feudal entre suseranos y vasallos, analogia, metáfora o elementos feudales?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.254349

Palabras clave:

feudal; tierras; política; pedagogía; ideología; alienación

Resumen

La historia humana tiene sus procesos y especificidades en y del tiempo y el espacio, con ciertas rupturas ycontinuidades de ciertos procesos y elementos. Podemos citarcomo ejemplo: Los tipos y modos de lasdesigualdades, los sistemas esclavistas y los sistemas coloniales, etc. Pero, no siendo iguales ni de la mismamanera. Hay especificidades y características ligadas al tiempo y al espacio contextual. Sin embargo, sin duda,existen eventos y hechos históricos que ocurren con ciertas similitudes y características entre el pasado y elpresente, incluso dentro de sus respectivos contextos. Por tanto, en cada época y contexto social, político,económico, cultural, religioso e histórico, podemos observarciertas similitudes entre el ayer y el hoy. Porejemplo, el Sistema Feudal que se dio en muchos continentes y países, y en épocas específicas y con susespecificidades contextuales. Así, como ya se mencionó, pareceque ciertos elementos o remanentes de hechoshistóricos anteriores o pasados son evidentes en otros tiempos y contextos. No es que sean los mismos sistemas,ni su continuidad tampoco, sino similitudes y características que parecen ir y venir. Ante tales hechos, susproblemas y consecuencias; buscamos fuentes sobre el sistema feudal europeo de los siglos XIX y XX. X al XIVd. C. comprender elementos, hechos y episodios que vienen ocurriendo en la contemporaneidad brasileña, conalgunas similitudes con el Sistema Feudal. Fundamentalmente, en lo que respecta a la tierra, los grandesterratenientes, la religión, la política, la economía y los rituales. Así, identificamos que: a) Religión, Política y'poder', tanto en el feudalismo como en las relaciones políticas actuales en Brasil, continúan en la perspectiva dedefender la propiedad privada de grandes extensiones de tierra en manos de unos pocos; b) mantener yreproducir las ideas conservadoras y 'moralistas' de los grupos que detentan el 'poder político y económico'; yc)naturalizar la pobreza y miseria de la población como destino onormal-natural, así como atribuir a algo divino odeterminado las conquistas económicas y materiales de los grandes terratenientes.

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Biografía del autor/a

Marcelo Barboza Duarte, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Especializado em Filosofia pelo Departamento de Pós-Graduação Lato-Sensu da Universidade Gama Filho (UGF); Especializado em Ciências da Religião pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade Unida de Vitória - ES; Licenciado em Pedagogia Plena com Habilitação ao Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Fundamental e Médio, Orientação, Supervisão e Administração Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF); Bacharel em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória - ES; Licenciado em Filosofia pela Universidade de Taubaté (UNITAU), Licenciado em História e Licenciado em Sociologia pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Bacharelando em Filosofia pelo Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou como colaborador em diversos projetos e trabalhos realizados por Instituições sem fins lucrativos para a orientação, auxílio e inserção social de Crianças, Adolescentes e Adultos que vivem em estado de marginalização e vulnerabilidade social em Comunidades, Hospitais e Casas de detenção nos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Também participou de um projeto humanitário na Bolívia em 1998, Cidade de Puerto Suarez e Santa Cruz de la Sierra, inclusive em Aldeias indígenas, onde sua perspectiva de vida, sociedade e relações sociais mudaram radicalmente. Atuou como Apresentador de um Programa de Rádio FM no Estado do Rio de Janeiro (com mais de 200 mil ouvintes por dia), Lecionou Disciplinas de Teologia em Institutos, Seminários e Faculdades de Teologia no Estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais, e atualmente Leciona Filosofia em escolas da rede estadual e privada do Rio de Janeiro como professor Docente I. E como pesquisador tem buscado entender questões sobre a violência e sua percepção como na Dissertação de Mestrado onde o problema foi "O impacto da violência urbana na percepção de estudantes da Educação Básica;" sobre a inconstitucionalidade da prática do Ensino Religioso e a violência do mesmo para com a consciência dos educandos no espaço público escolar, onde resultaram trabalhos como "O Ensino Religioso na Educação de Niterói: Facultativo ou Obrigatório, Confessional ou Plural?" e " A Introdução do Ensino Religioso na Educação Pública Brasileira e sua Filosofia (contradições, polêmicas e antagonismos)," no qual são levantadas questões relacionadas a filosofia e a uma formação filosófica para os estudantes da rede pública. Não apenas nestes, mas em todas as produções há as considerações e crítica sobre o por que dos educandos da rede pública não possuírem uma formação que abarque mais conteúdos filosóficos e científicos.

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Publicado

2023-01-12

Cómo citar

Duarte, M. B. (2023). El Brasil de los pocos propietarios de grandesextensiones de tierra: ¿una aproximación a la pedagogía feudal entre suseranos y vasallos, analogia, metáfora o elementos feudales?. Revista Mutirõ. Folhetim De Geografias Agrárias Do Sul, 3(3), 168–200. https://doi.org/10.51359/2675-3472.2022.254349

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