O assentamento Itapira-GO: da conquista da terra aos desafios no lote
DOI :
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2021.251581Mots-clés :
Assentamento , territorialização , loteRésumé
A pesquisa fala o modo como se deu a formação de um assentamento do município de Goiás. Investigou-se o processo que fez surgir o assentamento e as condições de moradia e de vida das famílias existentes nesse espaço, bem como a territorialização das famílias que moram nele, desde aquelas que participaram do processo de conquista de terra até aquelas que, posteriormente, acessaram os lotes do assentamento por meio de transações como compra e concessões. A criação de assentamentos rurais de reforma agrária é fruto de ações e políticas públicas contraditórias e reflete interesses conflituosos. Mesmo assim, considerando todos estes aspectos de contradições e conflitos de interesses, os assentamentos podem se constituir em referência para a efetivação do acesso à terra alterando a situação fundiária em municípios como e estudado. Percebemos que a convivência entre os moradores nas unidades produtivas é permeada desses conflitos de como se procedeu o acesso e a permanência no assentamento.
Téléchargements
Références
ALENTEJANO, P. R. R. Reforma Agrária e Pluriatividade no Rio de Janeiro: repensando a dicotomia rural -urbano nos assentamentos rurais. 1997. Dissertação (1997) CPDA /UFRRJ, Rio de Janeiro, 1997.
BERGAMASCO, S. M. P. P.; NORDER, L. A. C. O que são Assentamentos Rurais? São Paulo: Brasiliense, 1996.
BOMBARDI, L. M. O Bairro Reforma Agrária e o processo de Territorialização camponesa. São Paulo: Annablume, 2004.
LEFEBVRE, H. A Reprodução das Relações de Produção. Tradução: Antônio Ribeiro e M. do Amaral. Porto (Portugal): Publicações Escorpião –Cadernos O Homem e a Sociedade, 1973. 11
MARQUES, M. I. M. De sem-terra a “posseiro” -a luta pela terra e a construção do terri-tório camponês no espaço da reforma agrária: o caso dos assentados nas fazendas Retiro e Velha –GO. 2000. 240 f. Tese (2000) –Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
MARTINS, J. de S. Exclusão social e a nova desigualdade. São Paulo: Paulus, 1997.
MEDEIROS, L. S. de; LEITE, S. (Org). A formação dos Assentamentos Rurais no Brasil: processos sociais e políticas públicas. Porto Alegre/Rio de Janeiro: EdUFRGS/CPDA, 1999. 279p.
PESSOA, J. de M. A Revanche Camponesa. Goiânia: UFG, 1999.
SANTOS, M.Espaço e Método. São Paulo: Nobel, 1985.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Rusvênia Luiza Batista Rodrigues da Silva 2021

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.