A Casa de Quitéria como importante ponto de cultura para as comunidades dos Baixios: breve descrição das atividades realizadas
DOI :
https://doi.org/10.51359/2675-3472.2024.263892Mots-clés :
Agroecologia, Casa de Quitéria, Cultura Popular, Educação, Ponto de CulturaRésumé
Ponto de Cultura é uma organização cultural da sociedade que ganha reconhecimento institucional na proporção em que desenvolve suas atividades. Seu foco está na capacidade de agir de pessoas e grupos mediante autonomia e protagonismo social. Neste contexto, destaca-se o ponto de cultura Casa de Quitéria, localizado na sede distrital de Baixio das Palmeiras, Crato,Ceará. Com iniciativas pautadas principalmente na diversidade cultural, a Casa de Quitéria trabalha para estimular o desenvolvimento social e territorial ao potencializar os saberes e fazeres tradicionais das comunidades rurais do distrito onde ela está inserida. Este ponto serve de encontro para articulação e difusão de diferentes atividades situadas dentro de três eixos principais: Agroecologia, Cultura Popular e Educação. É justamente neste panorama que o presente trabalho se insere: apresentar a Casa de Quitéria como relevante ponto de cultura para as comunidades dos Baixios, para tanto descrevendo as principais atividades realizadas dentro dos eixos supracitados. Ao final, faz-se menção aos desafios atuais e às perspectivas futuras para a preservação e evolução desse precioso legado cultural que é a Casa de Quitéria.
Téléchargements
Références
CARDOSO, Eduardo. CUTY, Jeniffer Alves. Acessibilidade em ambientes culturais: pesquisas científicas. Porto Alegre: Marca Visual, 2021. 165 p. ISBN: 978-65-89263-10.
DOS SANTOS, Luciano. As Identidades Culturais: Proposições Conceituais e Teóricas. Revista Rascunhos Culturais, v. 2, n. 4, p. 141-157, 2011.
GADOTTI, Moacir. Educação Popular, educação social, educação comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. In: IV Congresso internacional de Pedagogia Social. Campinas, 25 27 de junho de 2012.
GONÇALVES, Claudio Ubiratan. A geografia do ethos capitalista no Cariri cearense. Cadernos do CEAS: Revista Crítica de Humanidades, n. 223, p. 69-80, 2006.
JÚNIOR, Francisco Aquino. Catolicismo Popular e libertação. Revista de Cultura Teológica, v. 32, n. 105, p. 165-185, 2023. DOI - 10.23925/rct.i105.61443
ROSSET, Peter. A territorialização da Agroecologia na disputa de projetos, e os desafios para as escolas do campo. In. Dionara Soares Ribeiro et al., (Org.) 2º ed. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
SOUZA, Maria Salete. Ceará: bases de fixação do povoamento e o crescimento das cidades. In: SILVA, José Borzacchiello; CAVALCANTE, Tércia Correia; DANTAS, Eustógio Wanderlei Correia (Org.). Ceará: um novo Olhar Geográfico. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2007. p. 13-31.
TURINO, Célio. Ponto de Cultura: a construção de uma política pública. Cadernos CENPEC, v. 7, p. 23-31, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Alessandro Henrique de Sousa, Igor Cardoso Tavares Nobre, Wellington Macêdo Viana , Francisco Wlirian Nobre 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA MUTIRÕ da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY -
Permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Esta é a mais flexível das licenças, onde o foco é a disseminação do conhecimento.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.