20 anos de Revista Ao Pé da Letra: Uma breve análise
Palavras-chave:
Ao Pé da Letra, descritivo-quantitativo, perfil pesquisadorResumo
Na ocasião do aniversário de vinte anos do periódico acadêmico Ao Pé da Letra, este artigo busca traçar um breve perfil descritivo-quantitativo daquele que é um importante meio de divulgação acadêmica para graduandos, sobretudo na região do nordeste brasileiro, servindo como um espaço para a construção de um perfil pesquisador. As informações dispostas foram coletadas dos índices da própria revista e organizadas em gráficos e tabelas, que são comentados em seguida. O objetivo é esboçar esse perfil ao traçar um breve panorama do desenvolvimento do periódico nas últimas duas décadas, bem como na sua notoriedade no espaço acadêmico brasileiro.Referências
CAPES. Plataforma Sucupira, 2016. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucu
pira/>. Acesso em: 12 de jun. 2019.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Apresentação. Ao Pé da Letra, Recife, v. 1, n. 1, 1999. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/pedaletra/article/view/110265/22196
>. Acesso em: 31 jul. 2019.
SANTOS, Francisco Roberto. Investigando a revista Ao Pé da Letra: um perfil descritivo-quantitativo. Ao Pé da Letra, Recife, v. 11, n. 2, p.161-178, nov. 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/pedaletra/issue/view/2331>. Acesso em: 31 jul. 2019.
VIEIRA, Francisco Eduardo. Gramatização brasileira contemporânea do português: novos paradigmas? In: FARACO, C. A; VIEIRA, F. E. (Org.). Gramáticas brasileiras: com a palavra os leitores. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2016. (p. 19-69).
_____. Passos ao pé da letra. Ao Pé da Letra, Recife, v. 11, n. 2, p.103-104, nov. 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/pedaletra/issue/view/2331>. Acesso em: 31 jul. 2019.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).