Línguas InCast: dialogando experiências sobre ensino, aprendizagem e aquisição de línguas

Autores

  • Raquel Fernandes Santos Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Stefany Silva Ramos Coutinho Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de língua estrangeira, Formação de professores, Línguas e comunicação, Podcast como método de ensino.

Resumo

A maioria dos gêneros textuais que visam divulgar conteúdos sobre ensino, aprendizagem e aquisição de línguas são artigos, livros, resenhas, entre outros, os quais dificultam, às vezes, o acesso da comunidade a tais informações de maneira rápida. Nesse sentido, o presente artigo objetiva relatar uma atividade de extensão sobre a criação de um videocast, nomeado como “Línguas InCast”, para divulgar as temáticas já mencionadas. É de nossa intenção utilizar desse recurso para tratar desses temas de notória relevância de uma forma mais dinâmica e lúdica. Esta atividade é vinculada ao Babel: programa de extensão de línguas da UFRB, onde um dos objetivos é difundir o ensino e promover a formação inicial e continuada de professores de línguas. No caso do “Línguas InCast”, foram convidados professores e pessoas do público em geral que possuem diferentes experiências com ensino e aprendizagem de línguas. As entrevistas foram gravadas entre os dias 20 de outubro a 28 de novembro de 2022. Os principais referenciais teóricos utilizados para o desenvolvimento do trabalho foram: Rojo (2019), Kalva e Paradiso (2018) e Crepaldi e Ferreira (2022). Os resultados concluem com efeitos significativos a elaboração do planejamento e execução do videocast, além de rendimentos na aprendizagem pessoal de acordo com cada tema dialogado.

Biografia do Autor

Raquel Fernandes Santos Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduanda de Licenciatura em Letras-Libras. Área: Linguística, Letras e Artes.

Stefany Silva Ramos Coutinho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduanda de Licenciatura em Letras-Libras. Área: Linguística, Letras e Artes.

Referências

ARAGÃO, Rodrigo Camargo. Emoção no ensino/aprendizagem de línguas. In: ANDRADE, Mariana Rosa Mastrella-De (org.). Afetividade e emoções no ensino/aprendizagem de línguas: múltiplos olhares. Campinas: Pontes Editores, 2011. p. 163-189. E-book. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321753736_Emocao_no_EnsinoAprendizagem_de_Linguas. Acesso em: 04 dez. 2023.

BARBOSA, Cibele Nascente; SANTO, Diogo Oliveira do Espírito. Brasil intercultural: Livro de Exercícios: níveis 1 e 2: Língua e cultura brasileira para estrangeiros. Buenos Aires: Casa do Brasil, 2021. E-book. p. 111. Disponível em: https://brasilintercultural.com.ar/files/ciclo_basico2_manual_docente.pdf. Acesso em: 08 abr. 2024.

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira. Recomendações para Produção de Podcasts e Vantagens na Utilização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Prisma.Com, Porto, n. 6, p. 125-140, dez. 2022. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/8001/1/Recomenda%c3%a7%c3%b5es%20Podcast.pdf. Acesso em: 31 mar. 2023.

BRASIL. Resolução nº 4, de 02 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, DF, Diário Oficial da União, 05 out. 2009. Seção 1, 17-17. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/897119/pg-17-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-05-10-2009. Acesso em: 08 abr. 2024.

BRASIL. Lei nº 13.234, de 29 de dezembro de 2015. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a identificação, o cadastramento e o atendimento, na educação básica e na educação superior, de alunos com altas habilidades ou superdotação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13234.htm. Acesso em: 17 jan. 2023.

CORDOVIL, Ronara Viana et al.. Lúdico: entre o conceito e a realidade educativa. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 8., 2016, Campina Grande. Anais VIII FIPED. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas – Normal Superior – UEA/ENS, novembro. 2016. n.p. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25409. Acesso em: 03 abr. 2023.

CREPALDI, Thiago Augusto Arlindo Tomaz da Silva; FERREIRA, Sueli Heloisa Doriguetto. As possibilidades do uso de podcast no ensino superior: uma breve revisão. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p. 1-18, jul./dez. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.34019/2237-9444. Acesso em: 08 abr. 2024.

FONTANA, Beatriz. Material autêntico, educação linguística em línguas adicionais e as novas tecnologias. Pedagogia Cotidiano Ressignificado, [s. l], p. 74-80, 26 jul. 2020. Disponível em: https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/article/view/4/4. Acesso em: 05 dez. 2023.

KALVA, Lucilea.; PARADISO, Silvio Ruiz. O multiletramento e as novas tecnologias educacionais: alguns apontamentos em relação ao ensino da língua inglesa. Uniletras, Ponta Grossa, v. 40, n. 1, p. 105-117, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5212/uniletras.v.40i1.0009. Acesso em: 19 jan. 2023.

KLEIMAN, Angela Bustos.; ASSIS, Juliana Alves. Significados e ressignificações do letramento: Desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. São Paulo: Mercado de letras, 2016.

MONTEIRO, Yuri Santos. Tech tools: o uso de ferramentas tecnológicas no ensino de língua inglesa. Revista Docentes, Fortaleza, v. 5, n. 12, p. 31-37, ago. 2020. Disponível em: https://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/243. Acesso em: 11 jan. 2023.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Como se aprende uma língua estrangeira. In: ANASTÁCIO, Elismar Bertoluci de Araújo; MALHEIROS, Elismar Bertoluci de Araújo; FIGLIOLINI, Marcia Cristina Rocha (orgs). Tendências contemporâneas em letras. Campo Grande: Editora da UNIDERP, 2005. p. 127-140. E-book. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1t6D5SFZN_t1IbYye7cJ1lkFRGpQF1bZs. Acesso em: 11 jan. 2023.

ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Letramentos: 1. letramentos da escrita e do impresso 2. multiletramentos 3. novos letramentos. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. p. 22-23.

VIANNA, Carolina Assis Dias et al. Introdução do letramento aos letramentos: desafios na aproximação entre letramento acadêmico e letramento do professor. In: KLEIMAN, Angela Bustos; ASSIS, Juliana Alves (orgs.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2016. E-book. p. 27-59. Disponível em: https://www.mercado-de-letras.com.br/resumos/pdf-15-08-16-19-55-49.pdf. Acesso em: 08 abr. 2024.

YANG, Hong. On teaching strategies in second language acquisition. Us-China Education Review,, v. 5, p. 61-67, jan. 2008. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED502535.pdf. Acesso em: 04 dez. 2023.

Downloads

Publicado

15-09-2024

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.