Estabilidade de Agregados em Diferentes Sistemas de Uso e Manejo no Município de Reserva-PR (Aggregate Stability Different Systems Use and Management in Reserva City, Paraná State, Brazil)
DOI:
https://doi.org/10.26848/rbgf.v7.2.p378-387Palavras-chave:
diâmetro médio ponderado, matéria orgânica, exsudatos.Resumo
Este trabalho objetiva avaliar a estabilidade de agregados em áreas com diferentes sistemas de uso e manejo do solo no município de Reserva-Pr, sendo: três áreas cultivadas com feijão preto (F1, F2, F3), uma área de pastagem (Pt) e uma área de floresta (Ft). Os parâmetros avaliados foram: o diâmetro médio ponderado (DMP), o diâmetro médio geométrico (DMG), o índice de estabilidade de agregados (IEA), além destes avaliou-se também o teor de matéria orgânica das áreas para verificar sua correlação com a estabilidade de agregados. A relação entre o teor de matéria orgânica e o DMP foi significativo e igual ou superior a 70% nas áreas F2, F3, Pt e Ft, apenas a área F1 não apresentou correlação entre estes parâmetros. A área Ft apresentou os maiores índices de DMP nas três camadas avaliadas. Na camada superficial as áreas F2 e Pt apresentaram valores superiores a 2 mm, demonstrando a predominância de agregados grandes nestas áreas. O índice de estabilidade de agregados (IEA) foi maior na área Pt nas camadas de 0-5 e 5-15 cm. Na camada de 15-30 cm as áreas Pt, Ft e F1 apresentaram valores semelhantes e superiores as áreas F2 e F3. Os índices de estabilidade de agregados foram elevados nas áreas F2, Ft e Pt. A área Pt apresentou maior correlação do valores de DMP e IEA com os teores de matéria orgânica, a área F1 não apresentou correlação entre os parâmetros avaliados.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Brasileira de Geografia Física concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão para disponibilizar seu trabalho online antes ou durante o processo editorial, em redes sociais acadêmicas, repositórios digitais ou servidores de preprints. Após a publicação na Revista Brasileira de Geografia Física, os autores se comprometem a atualizar as versões preprint ou pós-print do autor, nas plataformas onde foram originalmente disponibilizadas, informando o link para a versão final publicada e outras informações relevantes, com o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.