Análise de Processos Sedimentológicos na Bacia do Ribeirão Santa Bárbara-MS, como Metodologia para Identificação, Caracterização e Mapeamento de Unidades Geomorfológicas (Analysis of Sedimentological Processes in Ribeirão Santa Barbara Basin-MS, as ...)

Autores

  • Valdeir Demetrio Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Edison Fortes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Fabrício Anibal Corradini UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

DOI:

https://doi.org/10.26848/rbgf.v7.2.p388-402

Palavras-chave:

Sedimentologia, Estratigrafia, Geomorfologia Fluvial

Resumo

Idendificar e caracterizar as formas de relevo presentes na paisagem é parte integrante da área de conhecimento de estudos geográficos, neste caso em específico, o presente estudo é sobre o processo de sedimentação fluvial, pois este processo é considerado modelo apropriado para caracterização morfológica do relevo e através da análise seqüencial dos ambientes deposicionais estima-se o comportamento e morfologia local. Com isso, amplia-se o interesse e relevância das pesquisas geomorfológicas no tocante ao planejamento e tomadas de decisões. Sendo assim o objetivo deste trabalho foi analisar as características sedimentológicas na morfogênese da Bacia do Ribeirão Santa Bárbara – MS, como metodologia para compartimentação geomorfológica. Para identificação, caracterização e mapeamento das unidades geomorfológicas presentes na área foram realizadas as seguintes atividades: trabalhos de campo e mapeamento, com descrição de perfis estratigráficos e análise granulométrica das amostras coletadas, o que possibilitou identificar e mapear as unidades geomorfológicas de diques marginais, planície de inundação ou várzeas e terraços.

Biografia do Autor

Valdeir Demetrio Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorando em Geografia pela Universidade  Estadual de Maringá, atualmente Prof. do Departamento de Geografia desta mesma instituiçao. Atuando nas áreas de Hidrologia, Geomorfologia Fluvial, Geoprocessamento e Sistema de Informação Geográfica.

Edison Fortes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (1989), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá, atuando nas áreas:Geomorfologia Estrutural e Neotectônica, Paleoclimas, Evolução de Paisagens Tropicais, Geoarqueologia, Dinâmica Ambiental e Planejamento Ambiental.

Fabrício Anibal Corradini, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO

Graduado em Geografia Bacharel e Licenciatura, mestre em geografia pela Universidade Estadual de Maringá e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista - Rio Claro (SP). Atualmente é Professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba, MG e tem experiência nas áreas de geomorfologia fluvial, mudanças ambientais quaternárias e geotecnologias.

Downloads

Publicado

2014-09-16

Como Citar

Silva, V. D., Fortes, E., & Corradini, F. A. (2014). Análise de Processos Sedimentológicos na Bacia do Ribeirão Santa Bárbara-MS, como Metodologia para Identificação, Caracterização e Mapeamento de Unidades Geomorfológicas (Analysis of Sedimentological Processes in Ribeirão Santa Barbara Basin-MS, as .). Revista Brasileira De Geografia Física, 7(2), 388–402. https://doi.org/10.26848/rbgf.v7.2.p388-402

Edição

Seção

Climatologia e Meteorologia

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.