Aspectos Regionais do Padrão Sazonal da Precipitação sobre a Amazônia utilizando o Modelo RegCM4 (Regional Aspects of Standard of Seasonal Rainfall on Amazon Using the Model RegCM4)

Sérgio Rodrigo Santos, Everaldo Barreiro Souza, Thamiris Luiza de Oliveira Brandão Campos, Clovis Angeli Sansigolo, Ana Paula Paes Santos

Resumo


O objetivo deste trabalho é avaliar a eficiência do modelo RegCM4 em reproduzir as precipitações sazonais sobre a Amazônia no clima atual (1979-2014), com referência ao conjunto de dados do GPCP. De maneira geral, os resultados mostraram que o RegCM4 reproduziu de maneira satisfatória os padrões sazonais de precipitação na Região. Contudo, as análises quantitativas demonstraram que o RegCM4 apresenta erros sistemáticos de subestimativa (viés negativo) no verão e outono, e superestimava (viés positivo) no inverno e primavera. Além disso, foi investigado o desempenho do modelo em reproduzir os padrões anômalos sazonais de precipitação. Os resultados demonstraram uma boa concordância entre as anomalias de chuva observadas e simuladas no período estudado.

Palavras-chave


Amazônia, RegCM4, GPCP, Precipitação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26848/rbgf.v9.3.p917-926



      

Revista Brasileira de Geografia Física - ISSN: 1984-2295

Creative Commons License
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License