Análise de sensibilidade e calibração espacial do modelo SWAT aplicado em uma bacia do litoral pernambucano através de dados climáticos observados e de reanálise (Analysis of sensitivity and calibration of the SWAT model applied in a basin in northeast of Brazil using observed and reanalysis climatic data)
DOI:
https://doi.org/10.26848/rbgf.v11.1.p234-313Palavras-chave:
Cartografia temática, derramamento de óleo, índiceResumo
O município de Barcarena está localizado na margem direita do Rio Pará e abriga as praias de Caripi, Itupanema e Vila do Conde. Estas estão sob influência direta do complexo portuário ali existente, tendo as atividades socioeconômicas desenvolvidas no município, como potencialmente prejudicadas, caso ocorra derramamento de óleo nas águas que as bordejam. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a sensibilidade ambiental das referidas praias, ao derramamento de óleo, à erosão, e à urbanização. A metodologia adotada constou na combinação de dados pretéritos, aquisição e processamento de imagens GeoEye e levantamento de campo apoiado nas propostas voltadas a determinação da declividade, dos níveis de erosão e de urbanização e identificação dos índices de sensibilidade ambiental. Como principais produtos foram gerados mapas de índices de sensibilidades das áreas em escala 1:10.000. Os resultados permitiram identificar 5 Índices de Sensibilidade Ambiental ao derramamento de óleo. Com relação ao nível de sensibilidade das praias à erosão, verificou-se que Itupanema e Vila do Conde estão sobre forte influência erosiva e, Caripi possui parte de sua extensão submetida a este processo, sendo que o mesmo exerce influencia sobre as relações socioeconômicas do local. Para o nível de urbanização, as duas primeiras praias apresentam baixo percentual de ocupação, enquanto que Caripi apresenta maior extensão e demanda de uso e ocupação.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Brasileira de Geografia Física concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão para disponibilizar seu trabalho online antes ou durante o processo editorial, em redes sociais acadêmicas, repositórios digitais ou servidores de preprints. Após a publicação na Revista Brasileira de Geografia Física, os autores se comprometem a atualizar as versões preprint ou pós-print do autor, nas plataformas onde foram originalmente disponibilizadas, informando o link para a versão final publicada e outras informações relevantes, com o reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.