Arte indígena como resistência

entrevista com Jé Hãmãgãy

Autor/innen

Schlagworte:

arte indígena contemporânea, memória ancestral, resistência, tecnologia digitais, colaboração artística

Abstract

Em julho de 2024, a Universidade de Pernambuco ofereceu um curso de extensão online e gratuito para professores da Educação Básica de todo o Brasil sobre História das Artes Indígenas. Era a segunda edição desse curso que focava na crítica aos cânones ocidentais da História da Arte ao mesmo tempo em que contribuía para oferecer formação continuada para docentes do Ensino Fundamental e Médio, constantemente necessitados de ferramentas sobre Histórias e Culturas Indígenas (Silva, 2021). Nessa edição, a professora ministrante, Kalina Vanderlei Silva, teve oportunidade de entrevistar dois artistas indígenas contemporâneos, discutindo temas como racismo, mercado de arte, produção e estéticas: multiartiste Fykya Pankararu (@fykyapankararu), cuja entrevista resultou em um vídeo disponibilizado no canal do projeto Kmaikya-Histórias Indígenas no Youtube (Kmaikya, 2024); e a museóloga e artista visual tikmũ’ũn Jé Hãmãgãy (@pedejatoba) cuja entrevista transcrita apresentamos aqui como fonte para o debate sobre Arte a partir de perspectivas indígenas.

Autor/innen-Biografien

Kalina Vanderlei Silva, Universidade de Pernambuco

Professora Associada da Universidade de Pernambuco (UPE). Doutora em História pela UFPE. Bolsista de Produtividade do CNPq. Coordenadora do Kmaikya – Histórias Indígenas e do GEHSCAL – Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina. E-mail: kalina.silva@upe.br

Anderson Vicente da Silva, Universidade de Pernambuco

Doutor de Antropologia pela UFPE. Professor Adjunto do curso de licenciatura em Ciências Sociais da UPE/FCAP. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROFHISTÓRIA/UPE - Campus Mata Norte. E-mail: anderson.silva@upe.br

Aline Cândida de Araújo, Universidade de Pernambuco

Doutoranda e mestre em Ensino de História pela Universidade de Pernambuco (UPE), onde também se graduou em Licenciatura em História. Professora da rede municipal de Surubim, Pernambuco. Editora do Kmaikya – Histórias Indígenas e membro do GEHSCAL – Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina. E-mail: aline.candida@upe.br

Jéssica Tôrres de Oliveira, Universidade de São Paulo

Jé Hãmãgãy (Jéssica Tôrres de Oliveira), tem 27 anos e é artista autônoma, museóloga formada pela UFMG, mestranda em Estudos Culturais pela USP. Seus estudos têm foco na Museologia Social Indígena, falando sobre memória ancestral, repatriação de bens, anticolonialidade e patrimonialização. Sua arte aborda maternidade, cultura, memória, sonhos e pautas da luta originária no Brasil. E-mail: pedejatobadocerrado@gmail.com.

Literaturhinweise

ESBELL, Jaider. 2018. Arte Indígena Contemporânea e o grande mundo. Site Jaider Esbell. Texto publicado em 14 de junho de 2018. (https://goo.gl/6ipzRH; acesso em 26/03/2025).

ESBELL, Jaider. 2020. Arte indígena contemporânea como armadilha para as armadilhas. Galeria Jaider Esbell. Texto publicado em 9 de julho de 2020. (http://www.jaideresbell.com.br/site/2020/07/09/a-arte-indigena-contemporanea-como-armadilha-para-armadilhas; acesso em 26/03/2025).

GEERTZ, Clifford. 1973. “A arte como um sistema cultural”. In: GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas, pp. 142-181. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ.

KMAIKYA – HISTÓRIAS INDÍGENAS. 2024. Fykyá Pankararu: Entrevistas com Artistas Indígenas #1. (https://www.youtube.com/watch?v=2nAqqs-rqLw; acesso em 25/03/2025).

LAGROU, Els. 2010. Arte Indígena no Brasil: Agência, Alteridade e Relação. Brasília: Editora UnB.

SILVA, Kalina Vanderlei. 2021. “Oficinas digitais de artes indígenas para professores de ensino fundamental e ensino médio: Produzindo conhecimento decolonial sobre história indígena”. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 12, n. 2, pp. 235–244. DOI: 10.36661/2358-0399.2021v12i2.12183. (https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12183; acesso em 26/03/2025).

Veröffentlicht

2025-09-12