L'art indigène comme résistance

Entretien avec Jé Hãmãgãy

Auteurs

Mots-clés :

arte indígena contemporânea, memória ancestral, resistência, tecnologia digitais, colaboração artística

Résumé

À partir de juillet 2024, l'Université du Pernambouc propose un cours de perfectionnement en ligne gratuit sur l'histoire des arts autochtones destiné aux enseignants de l'éducation de base de tout le Brésil. Il s'agit de la deuxième édition de ce cours, axé simultanément sur la critique des canons occidentaux de l'histoire de l'art, et qui contribue à offrir une formation continue aux enseignants de l'éducation fondamentale et secondaire, constamment à la recherche d'outils sur les histoires et les cultures autochtones (Silva, 2021). Lors de cette édition, Kalina Vanderlei Silva, professeure d'enseignement, a l'occasion d'interviewer deux artistes autochtones contemporains, abordant des sujets tels que le racisme, le marché de l'art, la production et l'esthétique : la multi-artiste Fykya Pankararu (@fykyapankararu), dont l'interview a donné lieu à une vidéo disponible sur la chaîne du projet Kmaikya-Histórias Indigenous non-YouTube (Kmaikya, 2024) ; Le muséologue et artiste visuel tikmũ’ũn Jé Hãmãgãy (@pedejatoba) dont nous présentons ici la transcription de l’entretien comme source pour le débat sur l’art selon des perspectives autochtones.

Bibliographies de l'auteur

Kalina Vanderlei Silva, Universidade de Pernambuco

Professora Associada da Universidade de Pernambuco (UPE). Doutora em História pela UFPE. Bolsista de Produtividade do CNPq. Coordenadora do Kmaikya – Histórias Indígenas e do GEHSCAL – Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina. E-mail: kalina.silva@upe.br

Anderson Vicente da Silva, Universidade de Pernambuco

Doutor de Antropologia pela UFPE. Professor Adjunto do curso de licenciatura em Ciências Sociais da UPE/FCAP. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - PROFHISTÓRIA/UPE - Campus Mata Norte. E-mail: anderson.silva@upe.br

Aline Cândida de Araújo, Universidade de Pernambuco

Doutoranda e mestre em Ensino de História pela Universidade de Pernambuco (UPE), onde também se graduou em Licenciatura em História. Professora da rede municipal de Surubim, Pernambuco. Editora do Kmaikya – Histórias Indígenas e membro do GEHSCAL – Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina. E-mail: aline.candida@upe.br

Jéssica Tôrres de Oliveira, Universidade de São Paulo

Jé Hãmãgãy (Jéssica Tôrres de Oliveira), tem 27 anos e é artista autônoma, museóloga formada pela UFMG, mestranda em Estudos Culturais pela USP. Seus estudos têm foco na Museologia Social Indígena, falando sobre memória ancestral, repatriação de bens, anticolonialidade e patrimonialização. Sua arte aborda maternidade, cultura, memória, sonhos e pautas da luta originária no Brasil. E-mail: pedejatobadocerrado@gmail.com.

Références

ESBELL, Jaider. 2018. Arte Indígena Contemporânea e o grande mundo. Site Jaider Esbell. Texto publicado em 14 de junho de 2018. (https://goo.gl/6ipzRH; acesso em 26/03/2025).

ESBELL, Jaider. 2020. Arte indígena contemporânea como armadilha para as armadilhas. Galeria Jaider Esbell. Texto publicado em 9 de julho de 2020. (http://www.jaideresbell.com.br/site/2020/07/09/a-arte-indigena-contemporanea-como-armadilha-para-armadilhas; acesso em 26/03/2025).

GEERTZ, Clifford. 1973. “A arte como um sistema cultural”. In: GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas, pp. 142-181. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ.

KMAIKYA – HISTÓRIAS INDÍGENAS. 2024. Fykyá Pankararu: Entrevistas com Artistas Indígenas #1. (https://www.youtube.com/watch?v=2nAqqs-rqLw; acesso em 25/03/2025).

LAGROU, Els. 2010. Arte Indígena no Brasil: Agência, Alteridade e Relação. Brasília: Editora UnB.

SILVA, Kalina Vanderlei. 2021. “Oficinas digitais de artes indígenas para professores de ensino fundamental e ensino médio: Produzindo conhecimento decolonial sobre história indígena”. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 12, n. 2, pp. 235–244. DOI: 10.36661/2358-0399.2021v12i2.12183. (https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12183; acesso em 26/03/2025).

Publiée

2025-09-12