A interdisciplinaridade como estruturante no processo de formação e de cuidado em saúde

Autores

  • Maria Ângela Prates Puppin Hospital Universitário Antônio Pedro
  • Vera Maria Sabóia Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i10a231166p4065-4071-2017

Resumo

RESUMO

Objetivo: analisar a implementação da interdisciplinaridade nos componentes curriculares teóricos e práticos no curso de Residência em Enfermagem em Saúde Coletiva. Método: estudo qualitativo, exploratório, descritivo, que se efetivou por meio de um trabalho de campo, com a realização de entrevistas semiestruturadas, com oito residentes e nove docentes no curso de Residência em Enfermagem em Saúde Coletiva. A análise dos dados foi a partir da técnica de Análise de Conteúdo, na modalidade Análise Temática. Resultados: evidenciou-se a carência de interação interdisciplinar entre os conhecimentos acadêmicos elaborados pelas disciplinas entre os docentes, alunos e os profissionais atuantes nas práticas do cuidado. Conclusão: ressalta-se a necessidade de criação de espaços de reflexão e discussão sobre a relevância da pedagogia interdisciplinar, vislumbrando a consolidação de uma práxis comprometida com o cuidado integral à saúde. Descritores: Enfermagem; Pesquisa Interdisciplinar; Integralidade em Saúde; Formação Profissional em Saúde.

ABSTRACT

Objective: to analyze the implementation of interdisciplinarity in the theoretical and practical curricular components in the Nursing Residency course in Collective Health. Method: qualitative, exploratory, descriptive study, which was carried out through a field work, with semi - structured interviews, with eight residents and nine teachers in the Nursing Residency course in Public Health. Data analysis was based on the Content Analysis technique, in the Thematic Analysis modality. Results: the lack of interdisciplinary interaction between the academic knowledge elaborated by the disciplines between the teachers, students and the practitioners in the care practices was evidenced. Conclusion: it is necessary to create spaces for reflection and discussion on the relevance of interdisciplinary pedagogy, aiming to consolidate a praxis committed to integral health care. Descriptors: Nursing; Interdisciplinar Research; Integrality in Health; Health Human Resource Training.

RESUMEN

Objetivo: analizar la implementación de la interdisciplinariedad en los componentes curriculares teórico y práctico en el Curso de Residencia en Enfermería en Salud Colectiva. Método: estudio cualitativo, exploratorio, descriptivo, que se efectuó por medio de un trabajo de campo con realización de entrevistas semiestructuradas con ocho residentes y nueve docentes en el Curso de Residencia en Enfermería en Salud Colectiva. El análisis de los datos fue a partir de la técnica de Análisis de Contenido en la modalidad Análisis Temático. Resultados: se evidenció la carencia de interacción interdisciplinaria entre los conocimientos académicos elaborados por las disciplinas, entre los docentes, alumnos y los profesionales actuantes en las prácticas del cuidado. Conclusión: se resalta la necesidad de crear espacios de reflexión y discusión sobre la relevancia de la pedagogía interdisciplinaria, vislumbrando la consolidación de una praxis comprometida con el cuidado integral a la salud. Descriptores: Enfermería; Investigación Interdisciplinaria; Integralidad en Salud; Capacitación de Recursos Humanos em Salud.

Biografia do Autor

Maria Ângela Prates Puppin, Hospital Universitário Antônio Pedro

Médica. Geriátrica. Mestra em Mestrado Profissional da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

Vera Maria Sabóia, Universidade Federal Fluminense

Formada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1982), com Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1976), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Concluiu pós - doutoramento no Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). É professora Titular da Disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, desde 2005. Possui conhecimentos na área de Formação em Enfermagem, Saúde Coletiva e Metodologia Participativa de Ensino e Pesquisa. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com as seguintes temáticas: Consulta de Enfermagem, Educação em Saúde, Educação Popular em Saúde, Pesquisa Participante, Grupos Populacionais,Cuidado Humanizado. Professora cadastrada e efetiva do Curso de Mestrado Acadêmico de Ciências do Cuidado em Enfermagem e Saúde.Líder do Núcleo de Estudos em Fundamentos de Enfermagem (NEFE). Membro efetivo do grupo de pesquisa Educação Popular e Enfermagem da UERJ,do International Collaboration Health Research (ICPHR) e do Peer-education Engagement and Evaluation Research ( PEER).Membro do Programa de Enfermería del Grupo Tordesillas. Pesquisadora no grupo de pesquisa Cuidado na Gestão da Doença Crônica, Interdisciplinaridade e Promoção da Saúde, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

23-09-2017

Como Citar

PUPPIN, Maria Ângela Prates; SABÓIA, Vera Maria. A interdisciplinaridade como estruturante no processo de formação e de cuidado em saúde. Revista de Enfermagem UFPE on line, Recife, v. 11, n. 10, p. 4065–4071, 2017. DOI: 10.5205/1981-8963-v11i10a231166p4065-4071-2017. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/231166. Acesso em: 26 out. 2025.

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