O novo normal? Reflexos da pandemia no cotidiano acadêmico

Autores

  • Tiago Diniz Siares Núcleo Comunitário - Escola Billy Gancho
  • Regiane Caldeira da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Stephanni Gabriella Sudré Universidade Federal do Tocantins
  • Raffaela Aparecida Garcia Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2020.247619

Palavras-chave:

acadêmicos, pandemia, estudo, emoções, UNEMAT.

Resumo

No ambiente universitário brasileiro ações diferenciadas estão sendo adotadas a fim de enfrentar o momento pandêmico. O presente estudo teve como objetivo geral conhecer reflexos da pandemia sobre as emoções e rotina de estudos dos acadêmicos da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Para tanto, estabeleceu-se como objetivos específicos: a) levantar as principais emoções desencadeadas neste período de pandemia; b) descrever os desafios e potencialidades encontrados pelos sujeitos em relação ao ensino e aprendizado; c) apresentar as ações adotadas pela universidade, no ensino e suporte aos estudantes. Utilizou-se de métodos qualitativos e quantitativos para a geração de dados, através de pesquisa bibliográfica; pesquisa documental e pesquisa de campo com formulário online respondido por 492 acadêmicos da UNEMAT, câmpus Nova Xavantina-MT. Os resultados evidenciam sentimentos de ansiedade e desmotivação, expõem também uma abertura para a inserção de novas formas de ensino e aprendizagem, como a inserção de tecnologias de informação e comunicação por exemplo. Nota-se ainda, o esforço da universidade em busca de meios para minimizar prejuízos acadêmicos, não se pode, contudo, mensurar ainda os reais outcomes desses esforços, ainda assim, discussões são tecidas nesse sentido.

 Ci

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Publicado

2020-10-31

Como Citar

Siares, T. D., Silva, R. C. da, Sudré, S. G., & Garcia, R. A. (2020). O novo normal? Reflexos da pandemia no cotidiano acadêmico. Revista Rural & Urbano, 5(2). https://doi.org/10.51359/2525-6092.2020.247619

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