A mata e a cidade: construindo relações educativas confluentes entre o social e o ambiente
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2023.255698Palabras clave:
educação ambiental, ensino de Geografia, desigualdades sociaisResumen
A pesquisa aqui então fundamentada trata-se, de certo modo, de uma homenagem àqueles que lutam diariamente frente às desigualdades sociais que não são nada contemporâneas. No Brasil, o uso e a ocupação do solo desde o período colonial carrega em seu bojo as entranhas de uma classe esbranquiçada e elitista, o que consequentemente levou a uma divisão de terras deisgual, gerando uma urbanização desordenada. Do ponto de vista ambiental, esse processo brusco de desenvolvimento urbanístico e ação antrópica desenfreada, vem causando o que estudiosos denominam como crise ambiental. Assim, a pesquisa em questão tem como finalidade expor projetos voltados à educação ambiental dentro do ensino de Geografia, em uma recente ocupação erguida às margens do Rio Capibaribe na cidade do Recife, visto que trata-se de uma área sensível e de grande valor ecossistêmico. Aqui trazemos um contexto da disciplina de Geografia atrelada a educação para além das salas de aulas. Para isso, foram criadas oficinas voltadas principalmente ao público infantil, obtendo um resultado próspero quanto à conscientização ambiental dos envolvidos.
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