A mata e a cidade: construindo relações educativas confluentes entre o social e o ambiente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2023.255698

Palabras clave:

educação ambiental, ensino de Geografia, desigualdades sociais

Resumen

A pesquisa aqui então fundamentada trata-se, de certo modo, de uma homenagem àqueles que lutam diariamente frente às desigualdades sociais que não são nada contemporâneas. No Brasil, o uso e a ocupação do solo desde o período colonial carrega em seu bojo as entranhas de uma classe esbranquiçada e elitista, o que consequentemente levou a uma divisão de terras deisgual, gerando uma urbanização desordenada. Do ponto de vista ambiental, esse processo brusco de desenvolvimento urbanístico e ação antrópica desenfreada, vem causando o que estudiosos denominam como crise ambiental. Assim, a pesquisa em questão tem como finalidade expor projetos voltados à educação ambiental dentro do ensino de Geografia, em uma recente ocupação erguida às margens do Rio Capibaribe na cidade do Recife, visto que trata-se de uma área sensível e de grande valor ecossistêmico. Aqui trazemos um contexto da disciplina de Geografia atrelada a educação para além das salas de aulas. Para isso, foram criadas oficinas voltadas principalmente ao público infantil, obtendo um resultado próspero quanto à conscientização ambiental dos envolvidos.

Biografía del autor/a

Marina e Silva Lima, Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Ciências Geográficas

Licencianda em Geografia - UFPE. Participa como bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Geografia / UFPE (SESu/ MEC). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Monitora da disciplina de Geografia Agrária (2022.1).Faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica, Cultura e Inovação - GPECI, vinculado ao Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente - LEGEP. Possui interesse nas áreas de Educação e Metodologias de Ensino, Educação Ambiental e Ecocidadania.

Amaro Afonso Maia de Albuquerque e Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Bcharelado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Ciências Geográficas.

Josias Ivanildo Flores de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Ciências Geográficas

Doutorando em Geografia (2020) e Mestre em Geografia (2017-2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO, na área de concentração: Regionalização e Análise Regional - tendo suas pesquisas vinculadas à linha de pesquisa: Educação Geográfica, cultura, política e inovação na produção contemporânea do espaço e, Graduação em Licenciatura em Geografia (2013-2016) pelo Departamento de Ciências Geográficas - DCG, ambos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Inovação - GPECI e colaborador no Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente - LEGEP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Ensino de Geografia/Educação Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação Inicial e Contínua de Professores de Geografia, Didática e Metodologias de Ensino com a Geografia, Políticas Educacionais, Avaliação e Análise de Políticas, Programas, Projetos e Subprojetos Educacionais, Práticas Docentes, Cidadania, Interdisciplinaridade e Pesquisa no Ensino e na Formação de Professores de Geografia, Currículo Escolar e Acadêmico de Geografia, Identidade Profissional Docente e Profissionalização Docente na Geografia, possuindo interesse por outros temas dos campos da Geografia, da Educação e das Políticas Públicas. Professor Estatutário da Secretaria Estadual da Educação do Estado de Alagoas - SEDUC-AL e Docente da Graduação em Licenciatura em Geografia do DCG/UFPE/UAB.

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Publicado

2023-06-19

Cómo citar

Lima, M. e S., Melo, A. A. M. de A. e, & Carvalho, J. I. F. de. (2023). A mata e a cidade: construindo relações educativas confluentes entre o social e o ambiente. Revista Rural & Urbano, 8(1), 106–124. https://doi.org/10.51359/2525-6092.2023.255698

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