A NATUREZA ENQUANTO PRÁXIS HUMANA: UMA ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO DE SÃO MIGUEL DOS MILAGRES – AL

Autor/innen

  • Rennisy Rodrigues Cruz UFPE
  • Edvânia Tôrres Aguiar Gomes UFPE
  • Maria do Carmo Martins Sobral UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2018.241058

Schlagworte:

Território. Práxis Humana. Natureza. Capitalismo

Abstract

As formas de ocupação e uso do território de São Miguel dos Milagres, localizado na microrregião, litoral norte do Estado de Alagoas, dentro da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais - APACC, vem intensificando as contradições inerentes ao modo de produção capitalista, principalmente no tocante as formas de exploração dos recursos naturais e do homem pelo homem. As praias, piscinas naturais, paisagem e biodiversidade aparecem como atrativos para o mercado imobiliário no circuito do capital. Assim a práxis humana, numa perspectiva mercadológica, transforma a natureza em produtos e coisifica as relações sociais. Esse estudo objetiva analisar as características do desenvolvimento desse município e o uso e ocupação do território. 

Autor/innen-Biografien

Rennisy Rodrigues Cruz, UFPE

GESTORA AMBIENTAL - IFAL; ESP. EM EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE - IFAL; ESP. DOCÊNCIA; ESP. PROJETOS. 

ALUNA DO MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE - PRODEMA- UFPE

 

Edvânia Tôrres Aguiar Gomes, UFPE

Graduada em Ciências Geográficas pela Universidade Católica de Pernambuco (1981), mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989) e doutora em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1997). Pós-doutorado na Universitat Leipzig (2009). Estágio no IFL - Leipzig. Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Professora visitante conferencista com participação em projetos internacionais em diferentes países (Áustria, Alemanha, Colômbia, Equador e Suíça), Coordenadora do Escritório Brasileiro da Red Científica Alemania - Latinoamérica, Presidente Regional da Associação dos Ex-bolsistas da Alemanha, Coordenadora brasileira do Programa de Intercâmbio Acadêmico UNIBRAL II. Coordenadora brasileira do curso internacional de especialização em Dynamics Urbains (Eramus + ).Coordenadora do Projeto "Pos-colonial Teaching in Geography", financiado pela SEED MONEY - Suiça, em parceria com a Universidade de Lucerna 2015-2016. Coordenadora do Projeto Cartografia e Territorios - Região Urabá - Colombia., em parceria com a Universidad Pontifica Bolivariana. Líder do Grupo de Pesquisa Sociedade Natureza e atuou como Vice-coordenadora brasileira do Projeto Espaços Livres em Megacidades: Potencial para uma Vida Natureza-Orientada (BMBF). Foi avaliadora do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD-MEC). Autora de materiais paradidáticos. Coordenadora do SP 7 no Projeto Innovate, Atuou como técnica do órgão metropolitano Agência Condepe-Fidem e da Agência de Meio Ambiente (CPRH) e atua como consultora nessas áreas. Possui experiência na área de Educação e Pesquisa, atuando em Métodos e Técnicas de Ensino e Pesquisa Recursos Didáticos Pedagógicos, principalmente nos seguintes temas: Espaço Público, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional (Leste Europeu e América Latina, Cidades de Porte Metropolitano e Médio), Acessibilidade e Bacia Hidrográfica.

Maria do Carmo Martins Sobral, UFPE

Pos-Doc, Estágio Sênior na UNESCO-IHE (2015). Doutorado em Planejamento Ambiental na Universidade Técnica de Berlin, Alemanha (1991) e Pós-Doutorado no Instituto de Tecnologia Ambiental da Universidade Técnica de Berlin (2007). Mestrado em Engenharia Civil na Universidade de Waterloo, Canadá (1979). Especialização em Planejamento Urbano e Regional na Universidade Dortmund, Alemanha (1986). Especialização em Saneamento Ambiental na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (1976). Graduação em Engenharia Civil na UFPE (1974). Professora Titular do Departamento de Engenharia Civil da UFPE. Docente permanente do Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil na Área de Concentração Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos da UFPE e do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente- Rede PRODEMA da UFPE. Coordenadora da Área de Ciências Ambientais da Capes (2011-maio 2016). Presidente da Câmara de Meio Ambiente e Agrárias da Área Interdisciplinar da CAPES (2009-2011). Membro Titular do Conselho Técnico-Científico de Ensino Superior da CAPES (2012-maio 2016). Coordenadora Geral de Programas da Diretoria de Relações Internacionais da Capes (maio-julho 2016). Membro da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa-REALP (2005-atual). Membro Titular do Conselho Científico do Instituto Tecnológico de Pernambuco - ITEP (2013-atual). Editora Geral da Revista Brasileira de Ciências Ambientais - RBCIAMB da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-ABES. Editora da Área de Meio Ambiente da Revista de Engenharia Sanitária e Ambiental-ESA da ABES. Membro do Comitê Científico da Revista Brasileira de Pós-Graduação da CAPES - RBPG (julho 2014 - atual). Parecerista de diversas revistas científicas internacionais e nacionais. Exerceu diversos cargos de administração pública na Agência Pernambucana de Meio Ambiente-CPRH, Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Fundação de Desenvolvimento da Região Metropolitana-FIDEM e Companhia Pernambucana de Saneamento-COMPESA. Sub-Chefe do Departamento de Engenharia Civil da UFPE (2009-2013). Presidente da Associação dos Ex-Alunos da Universidade Técnica de Berlin no Brasil -Alumni TUB (2011-atual). Possui produção científica e tecnológica em: planejamento e tecnologia ambiental; avaliação de impactos ambientais, gestão integrada de recursos hídricos; qualidade da água; monitoramento ambiental, sustentabilidade ambiental e interdisciplinaridade nas ciências ambientais.

Veröffentlicht

2018-03-30

Zitationsvorschlag

Cruz, R. R., Gomes, E. T. A., & Sobral, M. do C. M. (2018). A NATUREZA ENQUANTO PRÁXIS HUMANA: UMA ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO DE SÃO MIGUEL DOS MILAGRES – AL. Revista Rural & Urbano, 3(1). https://doi.org/10.51359/2525-6092.2018.241058

Ausgabe

Rubrik

Artigos

Ähnliche Artikel

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.