A seca do Nordeste, as práticas migratórias e suas representações na musicografia de Jackson do Pandeiro

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DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2019.242037

Schlagworte:

migrações; seca; práticas e representações espaciais; música

Abstract

Diversos artistas tentaram em suas obras representar a região Nordeste em suas mais diferentes práticas, imagens e memórias. Na música, por exemplo, encontramos diversos repertórios musicais de cantores que deram voz a tal diversidade nordestina. Um deles foi o cantor popular Jackson do Pandeiro (1919-1982) que dentre várias temáticas presente em seu repertório também cantou a cultura nordestina. Nossa pesquisa tem como principal objetivo observar as representações de seca e migração inseridas na musicografia de Jackson do Pandeiro para contextualizar como as secas sempre estiveram presentes na região Nordeste do Brasil trazendo por consequência as diversas práticas migratórias para as capitais dos estados ou para outros estados brasileiros. Para respaldar teoricamente essa empreitada, dialogamos com algumas pesquisas que nos ajudaram a conceber este trabalho, como as de Villa (2000) e Ab’Sáber (1999). Como percurso metodológico analisamos diversas músicas, para, minuciosamente, adentrarmos no repertório “jacksoniano” que é nossa principal fonte e articularmos nossas discussões acerca das representações na musicografia de Jackson do Pandeiro, a seca do Nordeste e as práticas migratórias. Acreditamos que esta pesquisa servirá para demonstrar a importância de Jackson do Pandeiro para a música popular brasileira e para entendermos representações e visões de práticas culturais do Nordeste.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2019-11-13

Zitationsvorschlag

Silva, G. P. (2019). A seca do Nordeste, as práticas migratórias e suas representações na musicografia de Jackson do Pandeiro. Revista Rural & Urbano, 4(2). https://doi.org/10.51359/2525-6092.2019.242037

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