O ensino de língua inglesa nos espaços: reflexões e possibilidades para a aprendizagem de alunos urbanos e ruais da EJA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-6092.2021.249078

Palabras clave:

EJA, ensino de inglês, sujeitos da EJA, estudantes rurais e urbanos

Resumen

A língua é um poderoso meio de expressar emoções, sentimentos e ideias, seu aprendizado tem por objetivo possibilitar a comunicação e aproximar pessoas. Assim, pela sua posição como língua internacional, a língua inglesa tem um importante papel na formação do indivíduo. O presente artigo discute o ensino de inglês como língua adicional na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Neste sentido, buscamos refletir o perfil dos sujeitos-alunos dessa modalidade de ensino, a aprendizagem de alunos rurais e urbanos no mesmo espaço de aprendizagem, bem como o não-lugar desses sujeitos nos espaços formais de ensino. Para atingir o objetivo pretendido, a abordagem metodológica escolhida para esta investigação foi a qualitativa e os métodos de coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos que a aprendizagem de inglês não pode ser algo inalcançável, esse aprendizado precisa ser efetivo e com propósito, pautado na busca de conhecimentos de ordem prática, para que se construa conhecimentos que contribuam de maneira efetiva com o desenvolvimento e melhoria social, político e econômico dos sujeitos.

Biografía del autor/a

Agnaldo Pedro Santos filho, Universidade do Estado da Bahia Colégio Militar de Salvador

Mestrando do Programa de pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos

Professor EBTT do Sistema Colégio Militar do Brasil

Lêda Regina de Jesus Couto, Universidade do Estado da Bahia

Professora Assistente do Departamento de Educação

José Veiga Viñal Júnior, Universidade do Estado da Bahia

Professor Adjunto do Departamento de Educação

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Publicado

2021-04-30

Cómo citar

Santos filho, A. P., Couto, L. R. de J., & Viñal Júnior, J. V. (2021). O ensino de língua inglesa nos espaços: reflexões e possibilidades para a aprendizagem de alunos urbanos e ruais da EJA. Revista Rural & Urbano, 6(1). https://doi.org/10.51359/2525-6092.2021.249078

Número

Sección

Dossiê VI Sinarub

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