PANTANAL DO RITMO DAS ÁGUAS, DA CADÊNCIA DAS BOIADAS: UMA TRAJETÓRIA ACADÊMICA.
DOI :
https://doi.org/10.51359/2525-6092.2018.241068Mots-clés :
Pantanal, Pecuária, Cultura, Turismo, Educação.Résumé
RESUMO
Este artigo apresenta um breve resumo das minhas pesquisas realizadas na região do Pantanal Sul. Desde o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), elaborado para obtenção do diploma em Comunicação Social – Jornalismo – da Universidade São Marcos (1995), o Pantanal faz parte de meus estudos. Mais especificamente, foi a partir de 1990, ano em que foi veiculada a novela Pantanal, na extinta Rede Manchete, que o estudo sobre a cultura pantaneira, com suas especificidades, saberes e fazeres locais despertou interesse. Em seguida foram obtidos os títulos de Mestre (2010) e Doutor (2015) em Ciências – com ênfase em Geografia Humana - na FFLCH-USP – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, incluindo a área de estudo sobre a entrada do Turismo Ecológico nas fazendas tradicionais de criação de gado bovino. Após o termino do Doutorado, foi obtida uma Bolsa de estudos de Pós-Doc na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Programa de Pós-Graduação em Educação - Educação Social - Campus do Pantanal - PPGE/CPAN (2016 a 2021), onde desenvolvo projeto de pesquisa sobre Escolas das águas e fazendas pantaneiras, no município de Corumbá-MS.
Palavras-chave: Pantanal, Pecuária, Cultura, Turismo, Educação
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Compartilha Igual 4.0 Internacional , que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.