Aprofundamento da precarização da educação e da docência em tempos pandêmicos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.253803Palavras-chave:
crise capitalista, ensino remoto, precarização.Resumo
A crise sanitária instaurada repercutiu na totalidade das relações sociais. Isto posto, a emergência do Coronavírus sedimentou o terreno para que questões e processos já em andamento pudessem ganhar contornos ainda mais vivos, complexos e com novos redimensionamentos. Nesse bojo, o processo de precarização foi acentuado pelo contexto de pandemia mediatizado pela longa onda de crise capitalista. Da mesma forma, questões que dizem respeito à educação e ao trabalho docente foram ainda mais mergulhadas em situações de precariedade, condição agravada pelo ensino remoto. Dessa forma, é trazido aqui problematizações sobre a conjuntura de crise sanitária e sua relação com o processo de precarização no campo do trabalho e dos serviços sociais, destacando questões em torno das condições precárias em que a educação e o exercício da docência têm sido realizados. São também abordadas algumas considerações acerca do significado do ensino remoto.Referências
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