Educação superior pública, ultraneoliberalismo e extrema direita no Brasil: traços do retrocesso em curso

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.254225

Keywords:

public higher education, far right, authoritarianism, violent sociability

Abstract

This article aimed to articulate various elements that make up the current scenario of the rise of the far-right in Brazil and the expansion of a violent sociability, which impact different dimensions of daily life and have in basic and higher education a form of its diffusion. The analysis of contemporary violent sociability, as well as of the process of growth of authoritarianism in education, highlights the actions of civic-military schools and government interventions in federal universitiesas a process of ideological consolidation aimed at maintaining the status quo and the generalization of the culture of fear and authoritarianism, which are marks of Brazilian particularity and remnants of the authoritarian rubble of the Brazilian corporate-military dictatorship. This reality demands reaction and counter-hegemonic construction by the organized movement, with the horizon of new social relations

References

AB’SÁBER, Teles. Brasil, a ausência significante política (uma comunicação) In: TELES, Edson e SAFLATE, Vladimir (org). O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo, Editora Boitempo, 2010.

ANDES-SN. Proposta do Andes para a Universidade Brasileira. Caderno nº 2. Brasília, ANDES-SN, 2013. 4º Edição atualizada e revista. Disponível em: https://www.andes.org.br/. Acesso: 20 de maio de 2022.

ANDES-SN. Dossiê Militarização do Governo Bolsonaro e Intervenção nas Instituições Federais de ensino. Brasília, ANDES-SN, 2021. Disponível em: https://www.andes.org.br/. Acesso: 20 de maio de 2022.

BENJAMIN, Walter. Prefácio In: TELES, Edson e SAFLATE, Vladimir (org). O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo, Editora Boitempo, 2010.

BRASIL. Decreto Nº 10.629, de 12 de fevereiro de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional das Escolas cívico-Militares- Diretrizes para Implantação das Escolas Cívico-Militares, 2021. Disponível em: https://escolacivicomilitar.mec.gov.br/. Acesso: 20 de maio de 2022.

BRASIL. Decreto nº 10.004 de 5 de setembro de 2019. Cria o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

BRASIL. Projeto Reuni Digital: Plano de expansão da EaD nas IES públicas federais (versão preliminar). Brasília, MEC, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1_G5ef7kiBDz4NzhM9QAtvFRWtQUI1PUC/view . Acesso: 09 de agosto de 2021.

CÂMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS. Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira. Execução da Lei Orçamentária Anual da União. Banco de Dados. 2008-2021. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/orcamentobrasil/loa. Acesso em: 19 abr. 2022.

FICO, Carlos. Prefácio In: TEIXEIRENSE, Pedro Ivo. A invenção do inimigo – história e memória dos dossiês e contradossiês da ditadura militar brasileira (1964-2001). Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2022.

GRAMSCI, Antonio. Caderno do Cárcere – Os intelectuais, o princípio educativo, jornalismo. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, Volume 2, 2000a.

GRAMSCI, Antonio. Caderno do Cárcere – Temas da cultura, Ação Católica, Americanismo e Fordismo. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, Volume 4, 2001.

IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempos de Capital Fetiche- Capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Editora Cortez, 2007.

IAMAMOTO, Marilda Villela, CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil – Esboço de uma interpretação histórico metodológica. São Paulo: Editora Cortez, 1995.

IPEA. Atlas da Violência 2021. Resumo. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/publicacoes. Acesso: 19 de maio de 2022.

LÖWVY, Michael. O neofascista Bolsonaro diante da pandemia. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2020/04/28/michael-lowy-o-neofascista-bolsonaro-diante-da-pandemia/. Acesso: 20 de maio de 2022

MARX, Karl. O Capital. (Crítica da Economia Política). O Processo de Produção Capitalista. Livro 1. Vol. I -2ª ed. Trad. Reginaldo Sant’ Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. Cap. XXIII

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2007.

MATUOKA, Ingrid. As diferenças entre escola militar, cívico-militar e pública. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/as-diferencas-entre-escola-militar-civico-militar-e-publica/. Publicada: 18/09/2019. Acesso: 20 de maio de 2022.

PEREIRA, André RVV; ZAIDAN, Junia Claudia Santana de Mattos E GALVÃO, Ana Carolina. A invenção da balbúrdia: dossiê sobre as intervenções de Bolsonaro nas instituições federais de ensino superior. Brasília, ADUFES e ANDES-SN, 2022.

SAGRES, Instituto. PROJETO DE NAÇÃO – Cenário Prospectivos Brasil 2035 – Cenário Foco – Objetivo, Diretrizes e Óbices. Brasília, 2022.

TEIXEIRENSE, Pedro Ivo. A invenção do inimigo – história e memória dos dossiês e contradossiês da ditadura militar brasileira (1964-2001). Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2022.

Published

2022-07-12

Issue

Section

Dossiê “Os movimentos de precarização do trabalho e a educação”