Educação superior pública, ultraneoliberalismo e extrema direita no Brasil: traços do retrocesso em curso
DOI :
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.254225Mots-clés :
educação superior pública, extrema-direita, autoritarismo, sociabilidade violenta.Résumé
O presente artigo buscou articular elementos diversos que compõem o cenário conjuntural de ascensão da extrema-direita no Brasil e o impulsionamento de uma sociabilidade violenta, os quais que impactam diferentes dimensões da vida cotidiana e têm na educação, básica e superior, uma forma de sua difusão. Considerando os dados que expressam a sociabilidade violenta contemporânea, assim como o processo de crescimento autoritário na educação, destaca as ações das escolas cívico-militares e as intervenções do governo nas universidades federais como um processo de consolidação ideológica que visa a manutenção do status quo e a generalização da cultura do medo e do autoritarismo, marcas da particularidade brasileira e resquícios do entulho autoritário da ditadura empresarial-militar brasileira, realidade que exige, do movimento organizado, reação e construção contra-hegemônica tendo o horizonte de novas relações sociais.
Références
AB’SÁBER, Teles. Brasil, a ausência significante política (uma comunicação) In: TELES, Edson e SAFLATE, Vladimir (org). O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo, Editora Boitempo, 2010.
ANDES-SN. Proposta do Andes para a Universidade Brasileira. Caderno nº 2. Brasília, ANDES-SN, 2013. 4º Edição atualizada e revista. Disponível em: https://www.andes.org.br/. Acesso: 20 de maio de 2022.
ANDES-SN. Dossiê Militarização do Governo Bolsonaro e Intervenção nas Instituições Federais de ensino. Brasília, ANDES-SN, 2021. Disponível em: https://www.andes.org.br/. Acesso: 20 de maio de 2022.
BENJAMIN, Walter. Prefácio In: TELES, Edson e SAFLATE, Vladimir (org). O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo, Editora Boitempo, 2010.
BRASIL. Decreto Nº 10.629, de 12 de fevereiro de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional das Escolas cívico-Militares- Diretrizes para Implantação das Escolas Cívico-Militares, 2021. Disponível em: https://escolacivicomilitar.mec.gov.br/. Acesso: 20 de maio de 2022.
BRASIL. Decreto nº 10.004 de 5 de setembro de 2019. Cria o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.
BRASIL. Projeto Reuni Digital: Plano de expansão da EaD nas IES públicas federais (versão preliminar). Brasília, MEC, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1_G5ef7kiBDz4NzhM9QAtvFRWtQUI1PUC/view . Acesso: 09 de agosto de 2021.
CÂMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS. Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira. Execução da Lei Orçamentária Anual da União. Banco de Dados. 2008-2021. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/orcamentobrasil/loa. Acesso em: 19 abr. 2022.
FICO, Carlos. Prefácio In: TEIXEIRENSE, Pedro Ivo. A invenção do inimigo – história e memória dos dossiês e contradossiês da ditadura militar brasileira (1964-2001). Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2022.
GRAMSCI, Antonio. Caderno do Cárcere – Os intelectuais, o princípio educativo, jornalismo. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, Volume 2, 2000a.
GRAMSCI, Antonio. Caderno do Cárcere – Temas da cultura, Ação Católica, Americanismo e Fordismo. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, Volume 4, 2001.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempos de Capital Fetiche- Capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Editora Cortez, 2007.
IAMAMOTO, Marilda Villela, CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil – Esboço de uma interpretação histórico metodológica. São Paulo: Editora Cortez, 1995.
IPEA. Atlas da Violência 2021. Resumo. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/publicacoes. Acesso: 19 de maio de 2022.
LÖWVY, Michael. O neofascista Bolsonaro diante da pandemia. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2020/04/28/michael-lowy-o-neofascista-bolsonaro-diante-da-pandemia/. Acesso: 20 de maio de 2022
MARX, Karl. O Capital. (Crítica da Economia Política). O Processo de Produção Capitalista. Livro 1. Vol. I -2ª ed. Trad. Reginaldo Sant’ Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. Cap. XXIII
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2007.
MATUOKA, Ingrid. As diferenças entre escola militar, cívico-militar e pública. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/as-diferencas-entre-escola-militar-civico-militar-e-publica/. Publicada: 18/09/2019. Acesso: 20 de maio de 2022.
PEREIRA, André RVV; ZAIDAN, Junia Claudia Santana de Mattos E GALVÃO, Ana Carolina. A invenção da balbúrdia: dossiê sobre as intervenções de Bolsonaro nas instituições federais de ensino superior. Brasília, ADUFES e ANDES-SN, 2022.
SAGRES, Instituto. PROJETO DE NAÇÃO – Cenário Prospectivos Brasil 2035 – Cenário Foco – Objetivo, Diretrizes e Óbices. Brasília, 2022.
TEIXEIRENSE, Pedro Ivo. A invenção do inimigo – história e memória dos dossiês e contradossiês da ditadura militar brasileira (1964-2001). Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2022.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Tópicos Educacionais 2022

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.




