Educação superior pública, ultraneoliberalismo e extrema direita no Brasil: traços do retrocesso em curso
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.254225Palabras clave:
educação superior pública, extrema-direita, autoritarismo, sociabilidade violenta.Resumen
O presente artigo buscou articular elementos diversos que compõem o cenário conjuntural de ascensão da extrema-direita no Brasil e o impulsionamento de uma sociabilidade violenta, os quais que impactam diferentes dimensões da vida cotidiana e têm na educação, básica e superior, uma forma de sua difusão. Considerando os dados que expressam a sociabilidade violenta contemporânea, assim como o processo de crescimento autoritário na educação, destaca as ações das escolas cívico-militares e as intervenções do governo nas universidades federais como um processo de consolidação ideológica que visa a manutenção do status quo e a generalização da cultura do medo e do autoritarismo, marcas da particularidade brasileira e resquícios do entulho autoritário da ditadura empresarial-militar brasileira, realidade que exige, do movimento organizado, reação e construção contra-hegemônica tendo o horizonte de novas relações sociais.
Citas
AB’SÁBER, Teles. Brasil, a ausência significante política (uma comunicação) In: TELES, Edson e SAFLATE, Vladimir (org). O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo, Editora Boitempo, 2010.
ANDES-SN. Proposta do Andes para a Universidade Brasileira. Caderno nº 2. Brasília, ANDES-SN, 2013. 4º Edição atualizada e revista. Disponível em: https://www.andes.org.br/. Acesso: 20 de maio de 2022.
ANDES-SN. Dossiê Militarização do Governo Bolsonaro e Intervenção nas Instituições Federais de ensino. Brasília, ANDES-SN, 2021. Disponível em: https://www.andes.org.br/. Acesso: 20 de maio de 2022.
BENJAMIN, Walter. Prefácio In: TELES, Edson e SAFLATE, Vladimir (org). O que resta da ditadura: a exceção brasileira. São Paulo, Editora Boitempo, 2010.
BRASIL. Decreto Nº 10.629, de 12 de fevereiro de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional das Escolas cívico-Militares- Diretrizes para Implantação das Escolas Cívico-Militares, 2021. Disponível em: https://escolacivicomilitar.mec.gov.br/. Acesso: 20 de maio de 2022.
BRASIL. Decreto nº 10.004 de 5 de setembro de 2019. Cria o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.
BRASIL. Projeto Reuni Digital: Plano de expansão da EaD nas IES públicas federais (versão preliminar). Brasília, MEC, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1_G5ef7kiBDz4NzhM9QAtvFRWtQUI1PUC/view . Acesso: 09 de agosto de 2021.
CÂMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS. Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira. Execução da Lei Orçamentária Anual da União. Banco de Dados. 2008-2021. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/orcamentobrasil/loa. Acesso em: 19 abr. 2022.
FICO, Carlos. Prefácio In: TEIXEIRENSE, Pedro Ivo. A invenção do inimigo – história e memória dos dossiês e contradossiês da ditadura militar brasileira (1964-2001). Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2022.
GRAMSCI, Antonio. Caderno do Cárcere – Os intelectuais, o princípio educativo, jornalismo. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, Volume 2, 2000a.
GRAMSCI, Antonio. Caderno do Cárcere – Temas da cultura, Ação Católica, Americanismo e Fordismo. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira, Volume 4, 2001.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempos de Capital Fetiche- Capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Editora Cortez, 2007.
IAMAMOTO, Marilda Villela, CARVALHO, Raul de. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil – Esboço de uma interpretação histórico metodológica. São Paulo: Editora Cortez, 1995.
IPEA. Atlas da Violência 2021. Resumo. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/publicacoes. Acesso: 19 de maio de 2022.
LÖWVY, Michael. O neofascista Bolsonaro diante da pandemia. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2020/04/28/michael-lowy-o-neofascista-bolsonaro-diante-da-pandemia/. Acesso: 20 de maio de 2022
MARX, Karl. O Capital. (Crítica da Economia Política). O Processo de Produção Capitalista. Livro 1. Vol. I -2ª ed. Trad. Reginaldo Sant’ Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. Cap. XXIII
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). São Paulo: Boitempo, 2007.
MATUOKA, Ingrid. As diferenças entre escola militar, cívico-militar e pública. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/as-diferencas-entre-escola-militar-civico-militar-e-publica/. Publicada: 18/09/2019. Acesso: 20 de maio de 2022.
PEREIRA, André RVV; ZAIDAN, Junia Claudia Santana de Mattos E GALVÃO, Ana Carolina. A invenção da balbúrdia: dossiê sobre as intervenções de Bolsonaro nas instituições federais de ensino superior. Brasília, ADUFES e ANDES-SN, 2022.
SAGRES, Instituto. PROJETO DE NAÇÃO – Cenário Prospectivos Brasil 2035 – Cenário Foco – Objetivo, Diretrizes e Óbices. Brasília, 2022.
TEIXEIRENSE, Pedro Ivo. A invenção do inimigo – história e memória dos dossiês e contradossiês da ditadura militar brasileira (1964-2001). Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Tópicos Educacionais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional. lo que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo OJS y otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico de este sitio web se utilizarán exclusivamente para los fines de la revista y no estarán disponibles para otros fines.
Este trabajo está licenciado com una Licencia Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional.




