Educação superior pública, ultraneoliberalismo e extrema direita no Brasil: traços do retrocesso em curso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.254225

Palabras clave:

educação superior pública, extrema-direita, autoritarismo, sociabilidade violenta.

Resumen

O presente artigo buscou articular elementos diversos que compõem o cenário conjuntural de ascensão da extrema-direita no Brasil e o impulsionamento de uma sociabilidade violenta, os quais que impactam diferentes dimensões da vida cotidiana e têm na educação, básica e superior, uma forma de sua difusão. Considerando os dados que expressam a sociabilidade violenta contemporânea, assim como o processo de crescimento autoritário na educação, destaca as ações das escolas cívico-militares e as intervenções do governo nas universidades federais como um processo de consolidação ideológica que visa a manutenção do status quo e a generalização da cultura do medo e do autoritarismo, marcas da particularidade brasileira e resquícios do entulho autoritário da ditadura empresarial-militar brasileira, realidade que exige, do movimento organizado, reação e construção contra-hegemônica tendo o horizonte de novas relações sociais.

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Publicado

2022-07-12

Número

Sección

Dossiê “Os movimentos de precarização do trabalho e a educação”