Da Faculdade de Filosofia à Faculdade de Educação da UFMG: a invenção de uma instituição

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2022.254582

Keywords:

Reforma Universitária, Instituições Escolares, Faculdade de Educação.

Abstract

Neste texto propomo-nos a analisar algumas das facetas da constituição da Faculdade de Educação da UFMG, instituição parida no interior dos debates acerca da necessária reforma das universidades brasileiras, na década de 1960.  A perspectiva a partir da qual analisamos a criação e a institucionalização inicial da Faculdade é a da história das instituições escolares. Neste trabalho, as fontes utilizadas são, fundamentalmente, referentes ao acervo histórico da Faculdade de Educação, que estão sob a guarda do Centro de Pesquisa, Memória e Documentação (CEDOC), da própria instituição e, também, entrevistas realizadas e transcritas pelo projeto de História Oral do Museu da Escola “Professora Ana Maria Casasanta”. Os três departamentos por meio dos quais a Faculdade de Educação da UFMG se organizou naquele momento e manteve até hoje – Administração Escolar,  Ciências Aplicadas à Educação e Métodos e Técnicas de Ensino – são muito similares aos de outras Faculdades de Educação do país, dão visibilidade e atualizam a perspectiva muito forte nos anos de 1960 e nas décadas seguintes, de dividir as grandes questões da educação  escolar e da formação de professores, função precípua da faculdade de educação, em três grandes dimensões autônomas, ainda que articuladas: os fundamentos da educação, as didáticas e metodologias de ensino e a administração escolar.

Author Biographies

Luciano Mendes Faria Filho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular da UFMG, Bolsista de Pesquisa do CNPq e da FAPEMIG.

Nelma Marçal Lacerda, Universidade Federal de Minas Gerais

Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela UFMG, trabalhou como pedagoga na Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Tem se dedicado ao estudo sobre a relação entre memória e história da formação de professoras em Minas Gerais no século XX.

Priscilla Nogueira Bahiense, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela UFMG, dedica-se ao estudo a história do debate público sobre a educação, com especial atenção para as décadas iniciais do século XX.

References

ARAUJO, José Carlos Souza; FREITAS, Anamaria Gonçalves Bueno de; LOPES, Antônio de Pádua Carvalho. Orgs. As Escolas Normais no Brasil: do império à república. Editora Alínea, 2008.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II. São Paulo: Brasiliense,1987.

BLOCH, Marc Leopold Benjamin. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

CUNHA, Luiz Antônio. A Universidade Crítica: o ensino superior na república populista – 3ª ed. – São Paulo: Editora UNESP, 2007.

CUNHA, Luiz Antônio. A Universidade Reformanda: o golpe militar de 1964 e a modernização do ensino superior. 2ª ed. – São Paulo: Editora UNESP, 2007.

CUNHA, Luiz Antônio. Universidade Federal de Minas Gerais: projeto intelectual e político. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1997.

GATTI, Décio; GATTI, Giseli Cristina do Vale. A história das Instituições Escolares em Revista: fundamentos conceituais, historiografia e aspectos de investigação recente. Revista Educativa, v. 17, n. 2, p. 327-359, jul./dez. 2015. Goiânia.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Editora Campinas: UNICAMP, 1992.

NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. Instituições Escolares: por que e como pesquisar? Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.

PIMENTA, Aluísio. Universidade: a destruição de uma experiência democrática. Editora Vozes Ltda, 1984.

PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

ROUANET, Sergio Paulo. A razão nômade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1993, p. 55.

VEIGA, Laura da; ALBANO, Maria Celina Pinto; SOMARRIBA, Maria das Mercês Gomes; BARBOSA, Maria Lígia de Oliveira. UFMG: a trajetória de um projeto modernizante (1964-1974). Revista do Departamento de História nº 05. Trabalho apresentado no GT Educação e Sociedade, SP: Águas de São Pedro 24 a 26/10/1984.

VIDAL, Diana; BONTEMPI JR., Bruno e SALVADORI, Maria Angela Borges. Tempos pretéritos e escolhas de futuro: a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e a formação docente. Revista Educação & Realidade Itinerários de Instituições de Formação Docente: memórias e narrativas para o amanhã, vol 41, nº esp. Porto Alegre dez 2016.

Published

2022-12-22

Issue

Section

Article (s)