Uma abordagem sobre o pedagogo no ambiente hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2019.244555Palabras clave:
Educação não Escolar, Pedagogia Hospitalar, LDBResumen
O presente artigo resulta de experiência em um espaço de educação não escolar. Em que procuramos refletir a importância do pedagogo no ambiente hospitalar, bem como sua importância na saúde da criança hospitalizada. Tal trabalho teve como ponto de partida estudo de autores como Libânio (1999), Gohn Maria (2010). Desse modo, tivemos oportunidade de compreender o que rege na Lei de Diretrizes e Base da educação de 9.394/96, tendo a oportunidade de relacionar teoria e prática, e refletir visões acerca da necessidade do pedagogo e suas concepções diante das intervenções no espaço não formal.
Citas
BRANDAO, Carlos R. O Que é Educação. 33ª Ed. São Paulo: Brasiliense. 1995.
BRASIL, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Resolução
/95.
_________, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
BRASIL, Ministério da Saúde. Definições e Normas das instituições e serviços de saúde. Diário Oficial da União de 5/4/1977 – Seção I, Parte I, p. 3.929.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo Alegre: Artmed, 2007.
GONZALVES, Eugenio. Necessidades Educacionais especificas. Trad. Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2007.
GOHN, Maria da Gloria. Educação Não Formal e o Educador social. São Paulo: Cortez, 2010.
______. Educação Não Formal e Cultura Política: Impactos sobre o associativismo do terceiro setor. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acessado em 31 de outubro de 2014.
STORI, Noberto. O Despertar da Sensibilidade na Educação. São Paulo: Instituto Presbiteriano Mackenzie; Cultura Acadêmica Ed., 2003.
WOLF, Rosangela Abreu do Prado. Pedagogia Hospitalar: A prática do Pedagogo em Instituição Não-Escolar. Paraíba: UNICENTRO, 2007.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Tópicos Educacionais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional. lo que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo OJS y otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico de este sitio web se utilizarán exclusivamente para los fines de la revista y no estarán disponibles para otros fines.
Este trabajo está licenciado com una Licencia Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional.