Uma abordagem sobre o pedagogo no ambiente hospitalar
DOI :
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2019.244555Mots-clés :
Educação não Escolar, Pedagogia Hospitalar, LDBRésumé
O presente artigo resulta de experiência em um espaço de educação não escolar. Em que procuramos refletir a importância do pedagogo no ambiente hospitalar, bem como sua importância na saúde da criança hospitalizada. Tal trabalho teve como ponto de partida estudo de autores como Libânio (1999), Gohn Maria (2010). Desse modo, tivemos oportunidade de compreender o que rege na Lei de Diretrizes e Base da educação de 9.394/96, tendo a oportunidade de relacionar teoria e prática, e refletir visões acerca da necessidade do pedagogo e suas concepções diante das intervenções no espaço não formal.
Références
BRANDAO, Carlos R. O Que é Educação. 33ª Ed. São Paulo: Brasiliense. 1995.
BRASIL, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Resolução
/95.
_________, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
BRASIL, Ministério da Saúde. Definições e Normas das instituições e serviços de saúde. Diário Oficial da União de 5/4/1977 – Seção I, Parte I, p. 3.929.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo Alegre: Artmed, 2007.
GONZALVES, Eugenio. Necessidades Educacionais especificas. Trad. Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2007.
GOHN, Maria da Gloria. Educação Não Formal e o Educador social. São Paulo: Cortez, 2010.
______. Educação Não Formal e Cultura Política: Impactos sobre o associativismo do terceiro setor. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acessado em 31 de outubro de 2014.
STORI, Noberto. O Despertar da Sensibilidade na Educação. São Paulo: Instituto Presbiteriano Mackenzie; Cultura Acadêmica Ed., 2003.
WOLF, Rosangela Abreu do Prado. Pedagogia Hospitalar: A prática do Pedagogo em Instituição Não-Escolar. Paraíba: UNICENTRO, 2007.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Tópicos Educacionais 2020

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.