Relação entre sujeito, ética e educação no pensamento de Edgar Morin
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2023.256852Palabras clave:
sujeito, ética, educação, autonomia, altruísmoResumen
Nesse artigo iremos tratar da relação entre sujeito, ética e educação no pensamento de Edgar Morin. Teremos como base principal de nossa pesquisa bibliográfica as seguinte obras do autor: O método 2: a vida da vida; O método 6: ética;Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Inicialmente veremos como a concepção moriniana de sujeito, segundo a qual o eu pode oscilar entre o egoísmo e o altruísmo, aparece como fundamento da obra do autor. Na sequência apresentaremos alguns aspectos da ética de Morin e, por fim, veremos algumas proposições educacionais onde Morin busca fazer uma relação entre a autonomia e o altruísmo do sujeito humano. Concluiremos destacando que as proposições éticas e educacionais educacionaisdo autor têm por base a ideia de um sujeito, literalmente, identificado com a vida.Citas
MORIN, Edgar. A aventura de O Método e para uma racionalidade aberta. Trad. Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. São Paulo: Edições Sesc São Paulo. 2020.
MORIN, Edgar. O método 6: ética. 5.ed. Trad. Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2017.
MORIN, Edgar. O método 2: a vida da vida. 5.ed. Trad. Marina Lobo. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Trad. Edgar de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015a.
MORIN, Edgar. Meus filósofos. 2.ed. Trad. Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perssi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2014.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 15.ed. Trad. Maria Alexandre e Maria Doria. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
MORIN, Edgar. O método 5: a humanidade da humanidade. 5.ed. Trad. Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2012.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. 18.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
TELLEZ, J. O sujeito complexo. In. ALMEIDA, Maria da Conceição de; GALENO, Alex (Org.). Ensaios de complexidade 3. Natal, RN: EDUFRN, 2013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional. lo que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo OJS y otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico de este sitio web se utilizarán exclusivamente para los fines de la revista y no estarán disponibles para otros fines.
Este trabajo está licenciado com una Licencia Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional.
 
							









 As obras deste periódico estão licenciadas com
 As obras deste periódico estão licenciadas com  
        
       
       
