Relação entre sujeito, ética e educação no pensamento de Edgar Morin
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2023.256852Palavras-chave:
sujeito, ética, educação, autonomia, altruísmoResumo
Nesse artigo iremos tratar da relação entre sujeito, ética e educação no pensamento de Edgar Morin. Teremos como base principal de nossa pesquisa bibliográfica as seguinte obras do autor: O método 2: a vida da vida; O método 6: ética;Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Inicialmente veremos como a concepção moriniana de sujeito, segundo a qual o eu pode oscilar entre o egoísmo e o altruísmo, aparece como fundamento da obra do autor. Na sequência apresentaremos alguns aspectos da ética de Morin e, por fim, veremos algumas proposições educacionais onde Morin busca fazer uma relação entre a autonomia e o altruísmo do sujeito humano. Concluiremos destacando que as proposições éticas e educacionais educacionaisdo autor têm por base a ideia de um sujeito, literalmente, identificado com a vida.Referências
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