Gestão Educacional: os desafios de atuação no cotidiano escolar
DOI :
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2019.244547Mots-clés :
Gestão educacional, Desafios, AtuaçãoRésumé
A gestão educacional apresenta-se como uma função de destaque. Não no sentido de ser melhor que outras funções existentes na escola, mas por demandar muitas responsabilidades e desafios. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a gestão educacional e os desafios de atuação no cotidiano escolar. Para tanto foi realizada uma pesquisa exploratória e de campo com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas com alguns gestores de escolas públicas do Distrito Federal e entorno que atendem ao ensino fundamental anos iniciais e finais, EJA (Educação de Jovens e Adultos), ensino médio e Centro Municipal de Línguas onde apresentaram suas percepções sobre os desafios que enfrentam. Será possível notar que há situações comuns aos gestores como a dificuldade de estabelecer parceria com as famílias e outras mais específicas como políticas públicas de educação ou a violência e o uso de drogas em escolas que atendem os jovens dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
Références
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. (LDBEN). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm Acesso em: 10 jun. 2018.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.
FREITAS, Fabrício Monte; TAUCHEN, Gionara . O estado avaliador: a gestão educacional e as avaliações externas in TAUCHEN, Gionara. (org.) Gestão e organização escolar. Rio Grande: Editora da FURG, 2013.
LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão de paradigmática. 3. ed. Petrópolis: vozes, 2008.
LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
OLIVEIRA, Adão Francisco; MELO, José Carlos de. (Orgs.). Educação, democracia e gestão escolar: gestão democrática da escola. Goiânia: Ed. da PUC Goiás; Brasília: Sindicato dos Professores do Distrito Federal, 2010.
PACHECO, Ricardo Gonçalves, CERQUEIRA, Aquiles Santos. Legislação Educacional. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.
TAUCHEN, Gionara . Gestão escolar democrática: apontamentos sobre os princípios e as funções de organização in TAUCHEN, Gionara. (org.) Gestão e organização escolar. Rio Grande: Editora da FURG, 2013.
VALERIEN, Jean. Gestão da escola fundamental: subsídios para análise e sugestão de aperfeiçoamento/ Jean Valerien, José Augusto Dias – 6. ed. São Paulo: Cortez; [Paris]: UNESCO; [Brasília]: Ministério da Educação e Cultura, 2000.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Tópicos Educacionais 2020

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
En soumettant le matériel pour la publication, l'auteur.e declare se mettre d’accord sur les conditions suivantes:
a) Les droits de chaque article reste la propriété de l’auteur.e concerné.e, qui cède à la revue les droits de la première publication. La revue fonctionne sous licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. qui permet de la reproduction de ses contenu et à condition de citer la source et reconnaissance de publication initiale dans cette revue.
b) Cette revue offre un accès public à l’ensemble de son contenu, car cela permet une plus grande visibilité et une plus grande portée des articles et des critiques publiés. Pour plus d'informations sur cette approche, visitez le Public Knowledge Project, un projet qui a développé ce système pour améliorer la qualité académique et publique de la recherche, en distribuant OJS ainsi que d'autres logiciels pour soutenir le système de publication d'accès public aux sources académiques. Les noms et adresses e-mail sur ce site seront utilisés exclusivement aux fins de la revue et ne sont pas disponibles à d'autres fins.
Ce travail est autorisé avec une licence Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.