Gestão Educacional: os desafios de atuação no cotidiano escolar
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2019.244547Palabras clave:
Gestão educacional, Desafios, AtuaçãoResumen
A gestão educacional apresenta-se como uma função de destaque. Não no sentido de ser melhor que outras funções existentes na escola, mas por demandar muitas responsabilidades e desafios. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a gestão educacional e os desafios de atuação no cotidiano escolar. Para tanto foi realizada uma pesquisa exploratória e de campo com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas com alguns gestores de escolas públicas do Distrito Federal e entorno que atendem ao ensino fundamental anos iniciais e finais, EJA (Educação de Jovens e Adultos), ensino médio e Centro Municipal de Línguas onde apresentaram suas percepções sobre os desafios que enfrentam. Será possível notar que há situações comuns aos gestores como a dificuldade de estabelecer parceria com as famílias e outras mais específicas como políticas públicas de educação ou a violência e o uso de drogas em escolas que atendem os jovens dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
Citas
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. (LDBEN). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm Acesso em: 10 jun. 2018.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.
FREITAS, Fabrício Monte; TAUCHEN, Gionara . O estado avaliador: a gestão educacional e as avaliações externas in TAUCHEN, Gionara. (org.) Gestão e organização escolar. Rio Grande: Editora da FURG, 2013.
LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão de paradigmática. 3. ed. Petrópolis: vozes, 2008.
LÜCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
OLIVEIRA, Adão Francisco; MELO, José Carlos de. (Orgs.). Educação, democracia e gestão escolar: gestão democrática da escola. Goiânia: Ed. da PUC Goiás; Brasília: Sindicato dos Professores do Distrito Federal, 2010.
PACHECO, Ricardo Gonçalves, CERQUEIRA, Aquiles Santos. Legislação Educacional. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.
TAUCHEN, Gionara . Gestão escolar democrática: apontamentos sobre os princípios e as funções de organização in TAUCHEN, Gionara. (org.) Gestão e organização escolar. Rio Grande: Editora da FURG, 2013.
VALERIEN, Jean. Gestão da escola fundamental: subsídios para análise e sugestão de aperfeiçoamento/ Jean Valerien, José Augusto Dias – 6. ed. São Paulo: Cortez; [Paris]: UNESCO; [Brasília]: Ministério da Educação e Cultura, 2000.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Tópicos Educacionais

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional. lo que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite el Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo OJS y otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público a fuentes académicas. Los nombres y direcciones de correo electrónico de este sitio web se utilizarán exclusivamente para los fines de la revista y no estarán disponibles para otros fines.
Este trabajo está licenciado com una Licencia Creative Commomns – Atribuición – NoComercial – CompartidaIgual 4.0 Internacional.