Processos educativos, sociais e comunitários e o uso das tecnologias em grupos de ajuda mútua

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2023.260181

Mots-clés :

tecnologias digitais, grupos de ajuda mútua, transtornos de ansiedade, processos educativos

Résumé

Este artigo trata dos processos educativos, sociais e comunitários e o uso das tecnologias nos grupos de ajuda mútua de pessoas com transtornos de ansiedade. O objetivo é levantar e analisar a contribuição das ferramentas tecnológicas utilizadas pelos participantes dos Grupos de Ajuda Mútua (GAMs) no enfrentamento da problemática relativa aos transtornos de ansiedade. A metodologia de pesquisa utilizada é de abordagem qualitativa, do tipo participante, descritiva e analítica.  O referencial teórico conta com Costa (1995), Sadock et. all (2016), Silva (2010), Bauman (2008), Tuan (2010) etc. As análises mostram que o uso das tecnologias pelos participantes aproxima os membros do grupo, mesmo que de maneira virtual, diminuindo o isolamento dos sujeitos e tornando-as parte de um grupo que passa pelos mesmos problemas e enfrentamentos, além de facilitar a comunicação entre os participantes e fomentando a busca por informações em sites especializados constituindo-se como ferramenta educativa.

Bibliographies de l'auteur

Rafael da Silva Muniz, Instituto Federal de São Paulo, Campus Campinas.

Mestre em Educação sociocomunitária pela UNISAL/SP, especialista em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas pela PUC-RIO, especialista em Engenharia de Software pelo SENAC-RIO, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação pela UCAM/RIO e bacharel em informática pela UNESA/RIO. Professor nos níveis técnico, graduação e especialização do Instituto Federal de São Paulo, Campus Campinas. 

Renata Sieiro Fernandes, Secretaria Municipal de Campinas

 Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Orientadora pedagógica na Prefeitura Municipal de Campinas-SP. Colaboradora no Ponto de Cultura e Memória Ibaô (Campinas-SP). Microcontista. Colagista analógica.

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Publiée

2024-06-17

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