Processos educativos, sociais e comunitários e o uso das tecnologias em grupos de ajuda mútua
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2023.260181Palavras-chave:
tecnologias digitais, grupos de ajuda mútua, transtornos de ansiedade, processos educativosResumo
Este artigo trata dos processos educativos, sociais e comunitários e o uso das tecnologias nos grupos de ajuda mútua de pessoas com transtornos de ansiedade. O objetivo é levantar e analisar a contribuição das ferramentas tecnológicas utilizadas pelos participantes dos Grupos de Ajuda Mútua (GAMs) no enfrentamento da problemática relativa aos transtornos de ansiedade. A metodologia de pesquisa utilizada é de abordagem qualitativa, do tipo participante, descritiva e analítica. O referencial teórico conta com Costa (1995), Sadock et. all (2016), Silva (2010), Bauman (2008), Tuan (2010) etc. As análises mostram que o uso das tecnologias pelos participantes aproxima os membros do grupo, mesmo que de maneira virtual, diminuindo o isolamento dos sujeitos e tornando-as parte de um grupo que passa pelos mesmos problemas e enfrentamentos, além de facilitar a comunicação entre os participantes e fomentando a busca por informações em sites especializados constituindo-se como ferramenta educativa.
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