Sistema vasconceliano nos meandros da Escola Nova

pedagogo português Faria de Vasconcelos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2448-0215.2025.264495

Palavras-chave:

Faria de Vasconcelos, Movimento da escola Nova, pedagogia contemporânea

Resumo

Estudo histórico-descritivo e documental sobre Faria de Vasconcelos (1880-1939), incluído na História da Educação, recorrendo às fontes primárias/secundárias, submetidas à metodologia hermenêutica analítica (análise de conteúdo). O objetivo foi abordar este pedagogo português no seu pensamento escolanovista e contributos à pedagogia contemporânea. A estrutura do texto assenta em 3 pontos: conhecer influxos do Movimento da Escola Nova no pensamento vasconceliano; analisar os contributos à orientação profissional na dimensão da pedotecnia/psicotecnia; compreender o seu legado pedagógico para a História da Educação portuguesa. Reconhecemos dessa análise ao sistema vasconceliano a projeção nacional e internacional deste pedagogo, impregnado ideais da Escola Nova, que os levou à prática, numa preocupação pela formação pedagógico-didática dos educadores/professores, pela pedagogia escolar, a orientação escolar/profissional e pelo âmbito psicopedagógico do ensino-aprendizagem. Propôs soluções aos problemas escolares dos alunos, incluindo os ‘anormais’, bem evidentes na Proposta de Reforma do Sistema Educativo de João Camoesas, em 1923.

Biografia do Autor

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco – IPCB/CeiED-ULHT

É professor Coordenador com Título de Agregado à Universidade, na área da Educação/História da Educação Social, possui doutoramento em Educação/Ciências da Educação, no domínio da Teoria e História da Educação, Mestre em Educação (área Desenvolvimento Pessoal e Social), licenciatura em Filosofia e, ainda em Pedagogia/Ciências da Educação. É docente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal), desde 1988, tendo exercido vários cargos em órgãos institucionais, coordenando atualmente o Mestrado de Intervenção Social Escolar (2014-) e Presidente do Conselho Técnico-Científico (2018-2023). É investigador integrado no CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares de Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Tem uma vasta obra publicada.

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Publicado

13-05-2025

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Artigos: demanda contínua