Sistema vasconceliano nos meandros da Escola Nova
pedagogo português Faria de Vasconcelos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2448-0215.2025.264495Palavras-chave:
Faria de Vasconcelos, Movimento da escola Nova, pedagogia contemporâneaResumo
Estudo histórico-descritivo e documental sobre Faria de Vasconcelos (1880-1939), incluído na História da Educação, recorrendo às fontes primárias/secundárias, submetidas à metodologia hermenêutica analítica (análise de conteúdo). O objetivo foi abordar este pedagogo português no seu pensamento escolanovista e contributos à pedagogia contemporânea. A estrutura do texto assenta em 3 pontos: conhecer influxos do Movimento da Escola Nova no pensamento vasconceliano; analisar os contributos à orientação profissional na dimensão da pedotecnia/psicotecnia; compreender o seu legado pedagógico para a História da Educação portuguesa. Reconhecemos dessa análise ao sistema vasconceliano a projeção nacional e internacional deste pedagogo, impregnado ideais da Escola Nova, que os levou à prática, numa preocupação pela formação pedagógico-didática dos educadores/professores, pela pedagogia escolar, a orientação escolar/profissional e pelo âmbito psicopedagógico do ensino-aprendizagem. Propôs soluções aos problemas escolares dos alunos, incluindo os ‘anormais’, bem evidentes na Proposta de Reforma do Sistema Educativo de João Camoesas, em 1923.
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