O Abutre: no entremeio da memória discursiva e do valor-notícia

Autores

  • Bruno de Azevedo Santana Guimarães UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
  • Louise Emile Nascimento Marques Pinto UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC
  • Maurício Beck UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.241723

Palavras-chave:

valor-notícia, cinema, análise de discurso materialista, mercadoria.

Resumo

O presente artigo objetiva compreender como (ou se) os valores-notícia funcionam na/pela memória discursiva, naquilo que toca a dinâmica mercadológica-capitalista de comercialização da informação. Partiremos de recortes verbais e sequências imagéticas do filme O Abutre (2014), dirigido por Dan Gilroy. Entendemos que o fato noticiável perpassa pelo crivo da antecipação de audiência e favorece um efeito de moralidade na circulação do discurso jornalístico. Assim, é a partir desse imbricamento teórico que desenvolveremos o trabalho, com base naquilo que as linguagens engendram na articulação do “fazer notícia” e a memória de outros dizeres.

Biografia do Autor

Bruno de Azevedo Santana Guimarães, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ

Possui graduação em Comunicação Social com Jornalismo pela União Metropolitana de Educação e Cultura (2009).  Foi aluno especial do mestrado de Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (UFBA) na disciplina de Cultura Científica (2011). Possui Especialização em Metodologia do Ensino de Português e Literatura pela Uniasselvi (2016). Atualmente é estudante de graduação do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Letras, Linguagens e Representações (PPGLLR) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Integrante do Grupo de Estudos Discursivos da UESC (GED-UESC).

Louise Emile Nascimento Marques Pinto, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC

Graduada em Licenciatura em História, pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2014); foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), subprojeto História, no período de 2011 à 2014. Foi voluntária do Programa de Iniciação Científica, intitulado como: As Legislações Escravistas do Brasil Império, entre os anos de 2013 e 2014. Mestra em Letras: Linguagens e Representações pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, seguindo linha de pesquisa em: Língua/Linguagem em Perspectiva Interdisciplinar; bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Integrante do Grupo de Estudos Discursivos da UESC (GED-UESC).

Maurício Beck, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC)

Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Membro do Coletivo Contradit (Coletivo de Trabalho - Discurso e Transformação). Graduado em Psicologia pela Unijuí, mestre e doutor em Letras (Estudos Linguísticos) pelo PPGL da UFSM, realizou pós-doutorado no PPG em Estudos da Linguagem e no Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS), da UFF, com bolsa FAPERJ. Membro do GT em Análise de Discurso da ANPOLL, desde 2013. Membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) desde 2015. Membro da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL) desde 2008. Membro da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso (ALED), desde 2011. Membro do Grupo de Estudos Linguísticos de São Paulo (GEL), desde 2004. Membro do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste(GELNE) desde 2016. Pesquisador do Grupo de Pesquisa "Teoria do Discurso" (GTDis). Desenvolve pesquisas na área da Análise de Discurso com foco em teoria do discurso e produção de conhecimento; subjetividade, corpo e ideologia; discurso ficcional e narrativas da cidade.

Referências

ACHARD, Pierre. Memória e produção discursiva do sentido. In: ACHARD, Pierre et al. Tradução: José Horta Nunes. 4ª Ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1987.

BECK, Maurício. O Discurso do Cinema-documentário Carioca: a prática fotográfica e os modos de significar o espaço urbano. Anais do II Seminário Interno de Pesquisas do Laboratório Arquivos do Sujeito, UFF, Niterói, 2, p. 106-113, 2013.

BEY, Hakim. Caos: terrorismo poético e outros crimes exemplares. Tradução de Patricia Decia & Renato Resende. São Paulo: Conrad, 2003.

DUNKER, C. I. L.; RODRIGUES, A. L. SENHORINI, H. Afetos em cena. São Paulo: nVersos, 2017.

HONIG, Donald. Homem morde Cachorro (1960). In: HITCHCOCK, Alfred. (org.) Histórias Macabras. Rio de Janeiro: Record, 1979.

MARIANI, B. O PCB e a imprensa: os comunistas no imaginário dos jornais (1922- 1989). Rio de Janeiro: Revan; Campinas: Editora da Unicamp, 1998.

PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2008.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: Uma crítica à afirmação do óbvio. 5.ed. Campinas: Ed.Unicamp. 2014.

PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, Pierre et al. Tradução: José Horta Nunes. 4ª Ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

PÊCHEUX, Michel. O Discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução: Eni P. Orlandi – 7ª Edição, Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

PÊCHEUX, Michel. Metáfora e Interdiscurso. In: ORLANDI, Eni Puccinelli (Org.). Análise de Discurso: Michel Pêcheux. – 4ª ed. – Campinas, SP: Pontes Editores, 2015.

PEREIRA, Clóvis. Thânatos e civilização: a morte, entre a psicanálise e a história cultural. – São Paulo: Annablume, 2012.

ORLANDI. Eni Puccinelli. Segmentar ou recortar?. In: V Encontro Nacional de Linguística, PUC, Rio de Janeiro, 1981. p. 9-26.

SOUZA, Enéas de. Da montagem nascem os verdadeiros filmes. In: DUNKER, Chistian Ingo Lenz; RODRIGUES, Ana Lucilia (Org.). A realidade e o real: verdade em estrutura de ficção. 2ª Ed. São Paulo: nVersos, 2015.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo, Volume II: A tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional, 2. ed. Florianópolis: Insular, 2008.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

Guimarães, B. de A. S., Pinto, L. E. N. M., & Beck, M. (2019). O Abutre: no entremeio da memória discursiva e do valor-notícia. Revista Investigações, 32(2), 396–418. https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.241723

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)