A dêixis: fenômeno referencial ou enunciativo?
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.244455Palavras-chave:
autorreferência, dêixis, enunciação, referência.Resumo
O estado da arte revela uma diferença fundamental nos estudos sobre a dêixis, que ora é tratada como fenômeno referencial ora como fenômeno enunciativo. Do ponto de vista enunciativo, a dêixis é enfatizada pela sua característica autorreferencial, crucial para a organização do ato de referir. Sob a visada referencial, essa discussão traz consequências não apenas para as questões do texto, na abordagem da referenciação, mas também para as tipologias de dêiticos e anafóricos. O intuito aqui não é o de descartar perspectivas, mas o de evidenciar critérios mais sólidos para a análise textual.Referências
BENVENISTE, E. Problemas de Linguística Geral, I. Campinas : Pontes, 2005.
BÜHLER, Karl. Sprachtheorie: Die Darstellungsfunktion der Sprache. Jena: Fischer, 1934.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Expressões indiciais em contextos de uso: por uma caracterização dos dêiticos discursivos. 2000. 204 f. Tese (Doutorado em Lingüística) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
CIULLA, Alena. Sobre a noção de dêixis e critérios de tipologias dêiticas. Anais do I JOLINT – Jornada de Linguística Textual – diálogos em Estudos da Linguagem. FARIA, Maria da Graça dos Santos et al. (orgs.) 2019, p. 419-429.
CIULLA, Alena. A referenciação anafórica e dêitica – com atenção especial para os dêiticos discursivos. 2002. 90 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
CIULLA, Alena, MARTINS, Mayara. Um estudo sobre classificação de tipos dêiticos. Revista de Letras, nº36, vol.2, jul/dez 2017.
JUNGBLUTH, Konstanze.e DA MILANO, Federica. Manual of Deixis in Romance Languages. Berlin/Boston: De Gruyter, 2015.
KLEIBER, Georges. Dêiticos, embreadores, ‘token-reflexivos’, símbolos indexicais etc.: como defini-los?. Trad. de Mayalu Félix. Intersecções, edição 11, Ano 6, n. 3, nov/2013, p.2.
MARTINS, Mayara. A caracterização dos tipos de dêixis como processos referenciais. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
QUINE, Willard van Orman. Word and Object. New York/London: John Wiley & Sons Inc., 1960.
WEINRICH, Harald. Le temps : le récit et et le commentaire. Paris : Seuil,1973, p. 9-30.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alena Ciulla

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.