A dêixis: fenômeno referencial ou enunciativo?
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.244455Parole chiave:
autorreferência, dêixis, enunciação, referência.Abstract
O estado da arte revela uma diferença fundamental nos estudos sobre a dêixis, que ora é tratada como fenômeno referencial ora como fenômeno enunciativo. Do ponto de vista enunciativo, a dêixis é enfatizada pela sua característica autorreferencial, crucial para a organização do ato de referir. Sob a visada referencial, essa discussão traz consequências não apenas para as questões do texto, na abordagem da referenciação, mas também para as tipologias de dêiticos e anafóricos. O intuito aqui não é o de descartar perspectivas, mas o de evidenciar critérios mais sólidos para a análise textual.Riferimenti bibliografici
BENVENISTE, E. Problemas de Linguística Geral, I. Campinas : Pontes, 2005.
BÜHLER, Karl. Sprachtheorie: Die Darstellungsfunktion der Sprache. Jena: Fischer, 1934.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Expressões indiciais em contextos de uso: por uma caracterização dos dêiticos discursivos. 2000. 204 f. Tese (Doutorado em Lingüística) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
CIULLA, Alena. Sobre a noção de dêixis e critérios de tipologias dêiticas. Anais do I JOLINT – Jornada de Linguística Textual – diálogos em Estudos da Linguagem. FARIA, Maria da Graça dos Santos et al. (orgs.) 2019, p. 419-429.
CIULLA, Alena. A referenciação anafórica e dêitica – com atenção especial para os dêiticos discursivos. 2002. 90 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
CIULLA, Alena, MARTINS, Mayara. Um estudo sobre classificação de tipos dêiticos. Revista de Letras, nº36, vol.2, jul/dez 2017.
JUNGBLUTH, Konstanze.e DA MILANO, Federica. Manual of Deixis in Romance Languages. Berlin/Boston: De Gruyter, 2015.
KLEIBER, Georges. Dêiticos, embreadores, ‘token-reflexivos’, símbolos indexicais etc.: como defini-los?. Trad. de Mayalu Félix. Intersecções, edição 11, Ano 6, n. 3, nov/2013, p.2.
MARTINS, Mayara. A caracterização dos tipos de dêixis como processos referenciais. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
QUINE, Willard van Orman. Word and Object. New York/London: John Wiley & Sons Inc., 1960.
WEINRICH, Harald. Le temps : le récit et et le commentaire. Paris : Seuil,1973, p. 9-30.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Alena Ciulla

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.